metropoles.com

Mulheres na indústria automobilística: elas estão lá, mas não lideram

Trabalhadores do segmento avaliam participação feminina e ainda constatam: há obstáculos, mas salários são equivalentes aos dos homens

atualizado

Compartilhar notícia

1 de 1 - Foto: null

Na visão machista, a relação entre mulher e carro explica-se apenas pelas lindas modelos à frente de carrões em salões automobilísticos, certo? Que nada!

O portal Automotive Business, direcionado ao segmento, ouviu em março 220 profissionais da área para saber sobre a presença da mulher nas atividades das montadoras de veículos, de autopeças, de logística, de engenheira, de insumos e de distribuição).

Resultado? Elas estão lá (60% declararam ter ao lado uma significativa presença feminina), mas não lideram (35,3% disseram que não há nem sequer uma mulher em cargos de diretoria, vice-presidência e presidência na companhia em que trabalham).

E mais: 56,6 dos entrevistados afirmaram que as mulheres enfrentam mais obstáculos para conquistar espaço no setor automotivo do que os homens. Outros 35% creem que as mulheres e os homens têm as mesmas oportunidades nessas empresas.

E quanto aos salários? Uma boa notícia, embora a pesquisa seja base na percepção: quase metade (47%) admite que os rendimentos oferecidos aos homens e mulheres são equivalentes na indústria automotiva (e 22% têm essa impressão). Apenas 11% acham que mulheres ganham menos.

Preconceito?

Quase um terço dos participantes da pesquisa (35,4%) declarou ter notado tratamento inferior ou preconceituoso para mulheres que trabalham nesse segmento. Outro 1/3 diz não ter presenciado cena do gênero, mas que já ouviram falar de pessoas que enfrentaram esse tipo de problema.

 

E nessas companhias, há iniciativas de apoio às mães? Sim. A licença-maternidade estendida foi lembrada por 73,47% dos que responderam. Em seguida, vêm a existência de berçário ou creche no local de trabalho, flexibilidade no horário, home-office etc.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?