Plantas x Gatos: conheça as ervas que podem ser letais aos bichanos

Plantas ornamentais, como copo-de-leite, espada de São Jorge, samambaia e lírio estão entre as mais tóxicas para os felinos

atualizado 16/09/2019 9:16

Divulgação/Unsplash

Quem tem um gatinho sabe que eles são curiosos, territorialistas e, algumas vezes, comilões. Entre seus lanchinhos favoritos, estão ração, comida úmida, petiscos e plantas. Sim, elas estão entre os “snacks” favoritos dos felinos e, por isso, o tutor deve ter muito cuidado.

Mastigar plantas e estar em contato com elas é algo que faz bem para a saúde dos bichinhos no geral. Mas nem todas as folhas, ervas e flores são seguras para os gatos. De acordo com a Dra. Ilma Alves, especialista em felinos, plantas ornamentais, como copo-de-leite, espada de São Jorge, samambaia e lírio são algumas das opções mais tóxicas para os bichanos.

“Essas espécies podem causar ulceração na boca e na língua, irritação na pele, coceiras intensas e bolhas na derme. Além disso, são hepatotóxicas, ou seja, atacam o fígado, causando vômito e diarreia. Se o gato ingerir uma delas, é necessário ir urgente ao veterinário, pois o nível de intoxicação pode levar o animal à morte”, alerta.

A doutora Ilma explica ainda que muitas vezes os bichanos comem as plantas para ajudar a eliminar bolas de pelo que ficam acumuladas no estômago, ou comem apenas para limpar o próprio organismo. “Eles também têm o costume de se esfregarem entre as plantas para marcar território”.

0

“A famosa erva do gato é a mais recomendada para os animais, pois elas geram conforto e euforia positiva nos felinos, trazendo bem-estar. Inclusive, é possível encontrar alguns brinquedos com a erva dentro. Eles são ótimos para estimular o animal a brincar e a gastar energia”, indica a especialista.

Mas para aqueles tutores que querem ver seus gatinhos bem, mas não estão dispostos a gastarem muito dinheiro, apresentamos um passo a passo de como fazer uma graminha comestível. E para isso será necessário: milho de pipoca, terra adubada, um vasinho de plantas e água.

Modo de fazer:

1 – Coloque a terra e faça uma camada espessa.

2 – Coloque alguns grãos de milho por cima da camada de terra. A quantidade de grãos vai depender do tamanho do vaso.

3- Coloque mais uma camada de terra e adicione um pouco de água. É necessário regar todos os dias, até que a grama comece a crescer.

4 – Pronto! Após 15 dias, a grama vai estar grande e pronta para ser consumida pelo seu gatinho!

Últimas notícias