Pet fitness? Conheça a dieta que está bombando no mundo animal

A alimentação natural é cozida, sem ossos e enriquecida com legumes, verduras e hortaliças

Foto: Hugo Barreto/MetrópolesFoto: Hugo Barreto/Metrópoles

atualizado 21/09/2019 12:01

A onda da alimentação saudável não atingiu apenas os humanos. Os pets também entraram nessa. A nova dieta do momento para os bichinhos é balanceada, cozida, sem ossos e enriquecida com legumes, verduras e hortaliças. A alimentação natural conquistou os tutores que buscam proporcionar uma maior qualidade de vida aos seus animais.

Especialista em nutrição de cães e gatos, a médica veterinária Paloma Santana afirma que a dieta pode trazer inúmeros benefícios à saúde dos pets. Entretanto essa forma de alimentação precisa ser recomendada por um veterinário ou zootecnista que entenda dessa área, com base nas reais necessidades e estado físico do animal.

“A segurança e a saúde que o alimento proporciona são completamente ligados à qualidade. Da mesma forma que uma ração inferior não é indicada para nutrir os animais, qualquer comida cozida não recomendada prejudica igualmente a saúde”, afirma.

A especialista ressalta, ainda, que o tutor precisa ter atenção com as marcas que fornecem as comidas naturais aos pets. De acordo com a Lei nº 6.296/07, todo alimento comercializado com esse fim precisa ter registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Já encontrei marcas que não possuíam o registro e estavam completamente desbalanceadas, além da conservação inadequada. Os animais correm risco de apresentar deficiências ou excessos de nutrientes, e até mesmo adquirir uma doença por contaminação do produto.”

A engenheira de produção Nathalia Sobral começou a refletir sobre a qualidade de vida dos seus animais depois do falecimento de um dos seus cachorros. A partir do triste episódio, ela começou a estudar e pesquisar mais sobre a alimentação natural. Após quatro anos, criou a Rangaut.

“Comecei a ver que meu cachorro melhorou muito com a dieta. Está com pelos mais brilhosos, raramente fica doente e ama comer. Decidi proporcionar o mesmo para outros animais.  Montei uma cozinha industrial, ganhei o selo Mapa e estou funcionando há dois meses”, afirma.

Não é apenas a Rangaut que proporciona uma dieta saborosa e saudável para os pets. A Theo e Leo fornece as “marmitinhas” saudáveis e oferece, também, petiscos e até mesmo bolos de aniversário próprios para os bichinhos. Além da criatividade, a marca investe em sabor, tudo com selo de reconhecimento do Mapa.

E aí, já está pronto para entrar na onda “fitness” com seu pet?

SOBRE O AUTOR
Zilá Motta

Graduanda em jornalismo no Centro Universitário Iesb, tem experiências como repórter e social media. Apaixonada pelo mundo pet, está atualmente como estagiária na coluna É o Bicho!

Últimas notícias