Conjuntivite em cães: como tratar a doença?

Muitos tutores de cachorros têm uma ideia superficial da doença, e acabam não dando aos animais um tratamento específico

Reprodução/VetQuality

atualizado 27/02/2020 11:32

A conjuntivite é uma inflamação das conjuntivas oculares, sendo uma das doenças mais comuns entre humanos e também no mundo animal. Ao contrário do que muitos pensam, a enfermidade também acomete cães. Muitos tutores tem uma ideia superficial da doença, e acabam não dando aos animais um tratamento específico. A conjuntivite canina é muito séria e pode levar à cegueira.

Existem tutores que têm o receio de que a enfermidade seja transmitida para os membros da casa. Não tenha medo. A conjuntivite que acomete os cães, não afeta o ser humano e vice-versa. As principais causas do aparecimento são, geralmente, relacionadas a uma reação alérgica a algumas substâncias irritantes, como: produto de limpeza, fumaça, produtos de beleza e etc.

A causa também pode ser de origem bacteriana, onde a doença é adquirida principalmente por contato com animais enfermos. Uma das causas mais comuns do aparecimento em cães é a presença de um corpo estranho no olho, acarretando, assim, a irritação da conjuntiva.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias