Conheça 4 mitos comuns relacionados ao comportamento dos cães

Uma das principais lendas sobre cachorros é que ao ficarem velhos, eles não podem ser adestrados

Susanne Pälmer/Pixabay

atualizado 24/02/2020 15:28

Não é de hoje que os tutores de animais de estimação estão mais preocupados em buscar informações sobre o comportamento dos cães e dicas para criar seus pets da melhor forma possível. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e conta com muitas informações verdadeiras e interessantes, mas através dela também são difundidas diversas inverdades e mitos que as pessoas acabam acreditando.

Pensando nisso, veja os mitos mais comuns em relação ao comportamento dos cães. Confira:

1 – Cachorros mais velhos não conseguem aprender coisas novas

Falso! Quando bem treinados, cachorros de todas as idades podem aprender coisas e truques novos. Quando o animal está mentalmente e fisicamente saudável e recebe a motivação adequada, ele é capaz de aprender inúmeras coisas. Dificilmente a idade será um fator que irá atrapalhar o aprendizado.

2 – Deixar o cachorro subir na cama e no sofá fará ele se sentir o dono da casa

Falso! Os cães gostam de subir na cama e no sofá por, principalmente, dois motivos: para ficarem mais confortáveis e mais pertinho de seus tutores, visto que quando estão em casa os humanos costumam passar bastante nesses locais. Em alguns casos muito raros, os cães podem ter um lugar preferido no sofá e chegam a ficar bravos quando alguém se senta na área.

3 –  Libere a briga entre os cães mais agressivos para gastar energia

Falso! Você não deve se meter em uma briga de cães, pois pode acabar se machucando, mas não é verdade que se deve deixar cachorros brigando. Existem algumas táticas para tentar interromper a briga, como jogar águas nos animais, fazer um barulho muito alto, chamar os cães ou oferecer algum petisco. Se os animais que brigaram convivem muito ou moram juntos, é importante buscar uma forma de evitar futuras brigas. Pedir ajuda para um adestrador é uma ótima iniciativa.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias