Cara de um, focinho do outro! Veja os cães mais parecidos com os donos

Semelhança física entre alguns animais e tutores impressiona. Confira as comparações

Getty ImagesGetty Images

atualizado 04/10/2019 21:43

Patricinhas carregando bolas de pelo e valentões guiando animais de grande porte… Basta um passeio no parque para notar que alguns cães são criados à imagem e semelhança dos donos. Mas por que as pessoas escolhem pets que se parecem com elas?

Em busca dessa resposta, os psicólogos Michael Roy e Nicholas Christenfeld, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foram às ruas e elaboraram uma pesquisa científica. A dupla fotografou separadamente donos de cachorros e seus animais. Em seguida, submeteu os retratos a um júri responsável por apontar os pares corretos. A maioria dos jurados teve média de acerto de 16 em 25.

A conclusão foi a seguinte: os tutores preferem escolher amigos de quatro patas que se assemelhem a eles pelo quesito familiaridade. Um cachorro pode parecer mais reconfortante se lembrar pessoas da família que os donos conhecem e amam. A regra só vale, no entanto, para animais de raça. O argumento é de que pets vira-latas não costumam ser adotados por fatores estéticos.

Na galeria abaixo, confira imagens que põem o estudo à prova e ressaltam as similaridades entre cães e donos:

SOBRE O AUTOR
Bruna Nardelli

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Iesb, fez parte da equipe de comunicação interna do Senado Federal. Atuou como repórter do site e da revista GPS|Lifetime, onde produziu a coluna de Paula Santana. É vencedora do Prêmio Abracopel de Jornalismo e atualmente trabalha na editoria de Vida & Estilo do Metrópoles.

Últimas notícias