Cães curiosos: como protegê-los de acidentes domésticos?

É bem comum o cachorro querer vasculhar todo o ambiente em busca de possíveis “esconderijos” e até mesmo “rotas de fuga”

iStock

atualizado 20/01/2020 13:31

Cães curiosos existem por toda parte, especialmente quando são filhotes e decidem desbravar o novo lar.  É muito comum o cachorro querer vasculhar todo o ambiente e encontrar possíveis “esconderijos” e até mesmo “rotas de fuga”. De forma instintiva, isto faz parte deles. Mas, há também um ponto a se preocupar: como evitar que eles sofram acidentes domésticos?

Por mais que seja importante entender que cães curiosos estão fazendo seu “dever” de reconhecer o lugar e interpretar tudo que possa ser perigoso para eles, é também importante saber que isto pode causar acidentes. Na grande maioria das vezes, eles não farão ideia dos perigos que de fato a casa pode oferecer. E você, a mesma coisa. Principalmente se for um tutor de primeira viagem.

Muitas vezes o óbvio acaba não sendo reconhecido por diversos motivos. E um deles é justamente a questão de nunca ter sequer passado pela nossa cabeça que um cão poderia se machucar com temperos, por exemplo.

O primeiro cuidado que os tutores devem tomar com os cachorros curiosos, é com os produtos de higiene e limpeza espalhados pela casa. Se a sua área de lavanderia tiver armários ou prateleiras baixas, é importante que você nunca deixe neste local substâncias nocivas para a saúde do animal. Por exemplo, evite deixar em locais acessíveis água sanitária, cloro, detergente e demais líquidos.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias