metropoles.com

32% dos cães vão ao veterinário devido a doenças dermatológicas

Geralmente os casos estão ligados a doenças infecciosas, como sarnas e alergias, que podem ser causadas por falta de higiene adequada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Unsplash
capa236
1 de 1 capa236 - Foto: Reprodução/Unsplash

Uma pesquisa realizada pela Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Veterinários (SINDAN) revelou que 32% das idas dos cães ao veterinário estão relacionadas a doenças dermatológicas.

De acordo com a médica veterinária especialista em dermatologia, Patrícia Pires, geralmente os casos estão ligados a doenças infecciosas, como as sarnas, e as alergias que podem ser causadas por falta de higiene adequada ou desidratação da pele. A especialista afirma ainda que tudo depende também do estilo de vida do cão e a atenção do tutor.

0

“Hoje, pelo convívio muito próximo aos humanos, os animais são tratados quase como filhos, então a falta de higiene pode ser descartada. Mas em alguns casos, infelizmente existem tutores que não se atentam a higiene do animal, ou vivem em locais onde os cães podem sofrer mais facilmente com picadas de parasitas. É preciso ter cuidado”, conta.

Segundo Patrícia, todos os tutores devem estar atentos com picadas de parasitas. Além disso, ela aponta que animais de raças originárias de países com o clima frio, como husky siberiano e malamute, precisam de mais atenção, principalmente se vivem em locais muito quentes.

“Para esses animais o calor pode provocar irritações, além disso, animais com dobrinhas, como o shar pei e o pug, podem ter infecções fúngicas e piodermites bacterianas se a pele não for limpa de forma correta. Esses problemas geralmente estão muito ligados ao calor e imunidade baixa”, alerta.

Por isso, é importante que o tutor busque fazer a higienização correta e com frequência,utilizando produtos ideais para cada tipo de pelo e realizando a tosa e a escovação, dependendo de cada animal. Além disso, a higiene bucal também é necessária.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?