10 coisas comuns que podem matar seu cão e como evitá-las

Para ajudar a prevenir lesões no seu cachorro, veja elementos comuns que podem matar o animal

atualizado 28/11/2019 14:08

cachorro da raça pitbull Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os cães são curiosos por natureza e é normal que às vezes acabem tendo problemas por causa de sua curiosidade. Eles usam a boca para investigar tudo o que está ao seu alcance. E isso pode causar várias questões quando eles encontram algo prejudicial à sua saúde.

Coisas inofensivas para nós, mas tóxicas para animais de estimação, estão nos mais variados lugares da nossa casa. Veja quais as coisas mais comuns em casa que podem matar um cachorro.

1 – O chocolate
Embora o chocolate seja uma delícia para nós, humanos, não é uma boa ideia dar ao cachorro. O produto contém uma substância tóxica para os cães, chamada teobromina. Esse alcaloide é obtido a partir da planta do cacau e estimula o sistema nervoso central, provoca a dilatação brônquica e tem efeitos cardiovasculares. Os cães não são capazes de eliminar facilmente a teobromina e, portanto, torna-se um agente tóxico para eles. Estima-se que menos de seis gramas por quilograma de peso possam ser fatais.

A principal preocupação é o chocolate escuro, porque contém 10 vezes mais teobromina que o chocolate ao leite. Os sinais de intoxicação por chocolate incluem: aumento da atividade geral, diarreia, vômito, incontinência urinária, aumento da frequência cardíaca, aumento da respiração, tremores e espasmos.

2 – Paracetamol

Quem nunca tomou paracetamol? O paracetamol é um analgésico que remove a dor de cabeça e outros males da vida moderna. No entanto, este medicamento é um veneno para cães.

Leia a matéria completa no Portal do Dog

Últimas notícias