Roberval Belinati recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

O desembargador foi contemplado com a honraria na Câmara Legislativa do DF nessa segunda-feira (20/8)

atualizado 22/08/2018 8:27

Igo Estrela/Metrópoles

Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Roberval Casemiro Belinati recebeu, nessa segunda-feira (20/8), o título de Cidadão Honorário de Brasília, a maior comenda conferida pela Câmara Legislativa. A homenagem do Legislativo distrital foi proposta pelo vice-presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), e aprovada de forma unânime pelos 24 parlamentares.

O recebimento da comenda foi motivo de orgulho de familiares, em especial da esposa, Rosângela Belinati. “Só tenho a agradecer a Deus por ter dado a ele [Roberval] o dom de servir à comunidade, à paróquia e à família. Ele tenta ser o melhor para as pessoas e fico feliz”, disse, emocionada.

Paranaense de Cornélio Procópio, o magistrado foi empossado como juiz do TJDFT ainda em 1989. Assumiu como desembargador em 2008 e, durante a última década, tem atuado nos Conselhos Especiais da Corte distrital. Além da função pública, Belinati compartilhou também conhecimentos como professor: lecionou aulas de direito penal, processual e civil. Antes de assumir a função pública no Distrito Federal, ocupou a magistratura como juiz do Tribunal do Estado do Mato Grosso. Também atuou como repórter em rádios paranaenses e orgulha-se de ter entrevistado o jogador de futebol Mané Garrincha, morto em 1983.

“A nossa luta é muito grande em Brasília. Aqui, nós já residimos há quase 35 anos e pretendemos permanecer para sempre nesta terra abençoada. Amamos Brasília, amamos nossa igreja, nosso trabalho, amigos, e acreditamos no futuro da cidade da esperança, onde, agora, tenho a honra e a alegria de ser cidadão honorário”, declarou o homenageado durante a solenidade.

Representante do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Augusto Sherman Cavalcanti ressaltou a inteligência emocional e afetiva do amigo. “Ele é uma referência moral, jurídica, como amigo, pai e esposo. Para nós, é uma grande referência”. Para Sherman, o desembargador é lembrado por três qualidades: sabedoria, moderação e firmeza – características essenciais a um juiz, segundo o magistrado.

Reprodução
Vice-presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz; desembargador Roberval Casemiro Belinati; e ministro do TCU Augusto Sherman

 

Familiares e amigos presentes
Além da esposa e de amigos, a entrega da comenda foi testemunhada pelos seis filhos – Roberval José, Rosana Fátima, Roberlan José, Roberlei José, Rosária Fátima e Rôberson – e pelos irmãos Antonieta e Valdimir. Colegas de formação, desembargadores, juízes, promotores e religiosos da igreja frequentada por Belinati prestigiaram a cerimônia. O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Vicente Leal, que será homenageado com a honraria no dia 30 de agosto, também esteve entre os presentes, ao lado do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF), Juliano Costa Couto.

Para o autor da proposta, a carreira voltada para o bem da população motivou a entrega da comenda. “Brasília agradece esta homenagem. Tenho certeza de que a sua família está muito orgulhosa, mas nós, cidadãos do DF, também estamos, porque precisamos que a capital seja representada por pessoas como o senhor”, discursou o emedebista.

Compuseram a mesa de honra: o presidente TJDFT, desembargador Romão Oliveira; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargadora Carmelita Brasil; o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa; os deputados Wellington Luiz (MDB) e Raimundo Ribeiro (MDB); o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Sherman Cavalcanti; o pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, Frei Rogério Almeida; o diretor-presidente da Faculdade Processus, Jaci Fernandes de Araújo; e, ainda, o amigo José Henrique Nogueira.

Igo Estrela/Metrópoles
Roberval Belinati e a família

 

Igo Estrela/Metrópoles

Trajetória
Nascido no norte do Paraná, em fevereiro de 1956, Belinati é o mais novo dos 11 filhos de Helena e José Casemiro. Em Brasília, foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados por cinco anos. Formou-se em direito pelo UniCeub, em 1978, quando conheceu a esposa, Rosângela.

A carreira do magistrado inclui mais de 20 anos como docente em instituições de ensino de Brasília. Entre elas, a faculdade Processus, cujos alunos disputavam uma vaga em suas aulas.

Desempenhou diversas atividades na área da advocacia pública e privada. Atuou como magistrado no Tribunal de Justiça de Mato grosso do Sul em 1989 e, no mesmo ano, tomou posse no cargo de juiz substituto no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, onde permanece até hoje e ocupa há 10 anos o posto de desembargador.

Confira quem prestigiou a cerimônia de homenagem:


Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles
Ministro do TCU Augusto Sherman Cavalcanti, desembargador do TJDFT Cruz Macedo, pároco frei Rogério Almeida e Roberval Belinati

 

Igo Estrela/Metrópoles
O advogado Ronaldo Cavalcanti e Roberval Belinati

 

Igo Estrela/Metrópoles
Procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa; presidente do TJDFT, Romão Oliveira; Roberval Belinati; presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil; e o desembargador Sérgio Rocha

 

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles
Cristiane e Antonieta Belinati

 

Igo Estrela/Metrópoles
Cecília, Rosário e Beatriz de Castro

 

Igo Estrela/Metrópoles
José Neiron e Zenir Maria

 

Igo Estrela/Metrópoles
Waldmir, Paulo e Rosário Belinati
Igo Estrela/Metrópoles
Roberval Belinati e Claudia Meireles

 

Igo Estrela/Metrópoles
Rener Oliveira e Roberlan Belinati

 

Igo Estrela/Metrópoles
Rosana, Roberval, Larissa e Roberson Belinati

 

Igo Estrela/Metrópoles
Geraldo Vasconcelos

 

Igo Estrela/Metrópoles
Carlos D’Artagnan

 

Igo Estrela/Metrópoles
Benedito Fernandes Pinto

 

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles
Deputado Raimundo Ribeiro e desembargador Roberval Belinati

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles

Igo Estrela/Metrópoles
Frei Rogério Almeida

 

Igo Estrela/Metrópoles

Últimas notícias