Personalidades de Brasília elegem programações favoritas da cidade

Saiba o que Digão, Ricardo Maia, Denise Zuba, Janete Vaz, Mara Alcamim, Renata La Porta e Gracia Cantanhede costumam fazer por aqui

Foto: Daniel Ferreira/MetrópolesFoto: Daniel Ferreira/Metrópoles

atualizado 19/04/2019 19:05

A aniversariante do mês é a nossa cidade, a bela Brasília, que completa 59 anos neste 21 de abril. Inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em 1960, a terceira capital do país é palco de várias das criações nobres de Oscar Niemeyer.

Repleta de atrações turísticas, a cidade oferece muitas programações. São elas: passeios nos parques, atividades e esportes no Lago Paranoá, teatros, museus, igrejas, feiras, visita aos monumentos na Esplanada, shows, shoppings, restaurantes, galerias, e muito mais.

Para homenagear a querida Brasília, a coluna elegeu sete personalidades apaixonadas pela cidade. Eles compartilharam o que mais gostam de fazer por aqui. Confira:

Digão
Nascido em Brasília, Digão é guitarrista e vocalista da banda Raimundos, uma das maiores e mais tradicionais bandas do rock nacional. Quando se fala em música e na Capital Federal, Digão está entre os principais nomes.

“Brasília é muito singular, com muito espaço e o céu mais bonito que já vi! Nasci aqui, sou daqui, moro aqui, amo a cidade.”

JP Rodrigues/ Especial para Metropoles
Digão

O músico compartilhou três prazeres que a capital oferece:

  1. 1. “Correr no Parque da Península dos Ministros com a minha namorada, levando o dog para dar uma cansada.”

2. “Dar rolê de moto pelas ruas da cidade e curtir o visual e as pistas largas e livres que Brasília nos proporciona.”

3. “Ver o pôr-do-sol na Ermida Dom Bosco e surfar no céu azul de nuvens doidas da capital do meu país”.

Denise Zuba
A empresária projeta as casas mais requintadas de Brasília. Ao lado do filho, o arquiteto Felipe Zuba, ela comanda a loja Quadra, no Lago Sul, com mobiliário de designers internacionais e brasileiros.

FOTO: HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Denise Zuba

 

Denise aproveita os dias de descanso para passear no Pontão do Lago Sul e no Parque da Cidade. Aos domingos, ela frequenta a missa do Seminário Nossa Senhora de Fátima. Além de idas ao CCBB, Denise Zuba também gosta de sair para comer em bons restaurantes, na companhia de amigos próximos, e passear com os netos no Jardim Botânico.

Ricardo Maia
Empresário, cabeleireiro e maquiador, Ricardo Maia acumula 27 anos de atuação na área da beleza. Considerado um dos nomes ímpares da Capital, o profissional tem a agenda cheia por conta dos atendimentos. Para relaxar, Ricardo se desliga da rotina agitada.

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Ricardo Maia

 

“Nos domingos, costumo ficar um pouco isolado, sem precisar me vestir para sair, sabe? Então, de bermuda e chinelo mesmo, pego o carro e me instalo no Cine Drive-In para assistir a três sessões seguidas de filme. Às vezes, saio da dieta.”

“Gosto muito de fazer piquenique pela manhã no Jardim Botânico. Tem comida boa, natureza e depois dá para ficar deitado olhando para o nada. Paz total!”

Janete Vaz
Aos 23 anos, Janete partiu de Anápolis, em Goiás, para terras brasilienses. Hoje, é cofundadora do Sabin, rede com 225 laboratórios de saúde espalhados pelo país. A empresária também lidera o grupo Mulheres do Brasil, que abraça grandes causas de apoio às mulheres.

Divulgação
Janete Vaz

 

“Eu amo reunir parentes e amigos, em casa, para almoço aos domingos.”

Janete destaca a diversidade cultural presente em Brasília. A empresária também costuma frequentar o cinema, shows e atrações esportivas.

“Gosto também de participar de ações que promovam saúde e qualidade de vida das pessoas da cidade.”

Mara Alcamim
À frente do Universal Diner, Mara Alcamim é referência nacional. A chef é conhecida pela personalidade forte, que resulta em restaurante movimentado e cheio de festa. O Universal foi inaugurado em 1997.

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Mara Alcamin

 

As atividades preferidas da chef são: meditação da lua cheia no CCBB, que “mistura um visual lindo de BSB, a ponte, o céu maravilhoso e, é claro, a lua cheia mais linda do mundo”; “ter o prazer de observar todas as árvores de Brasília: das quadras, do parquinho do Sudoeste, do Brasília Palace Hotel, a rua das jaqueiras, as quaresmeiras, os ipês…” e “assistir ao pôr do sol na pracinha do Cruzeiro. Para isso, levar uma cesta de piquenique, espumante e uma toalha. Escolher uma árvore e pensar na vida…ou não pensar. Tá tudo bem!”

Renata La Porta
Conhecida por seu bufê, presente em Brasília há mais de 20 anos, Renata La Porta monta menus para eventos prestigiados. Eleito duas vezes como melhor serviço de banquete da capital, o estabelecimento é resultado de anos de especialização da chef na Suíça.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Renata La Porta

 

“Tenho paixão pela gastronomia de Brasília. A cidade oferece muitas opções bacanas”, diz. Renata adora sair para comer e degustar vinhos. Ela destaca o bar Atracado, localizado no clube Villa Náutica, na beira do Lago Paranoá.

A admiração da chef pelas águas da cidade tem fruto: “Andar de lancha, jet ski e outros esportes no Lago”.

Renata também aproveita a capital para andar a cavalo. Ela e o filho frequentam a Hípica Lago Sul, além de chácaras de amigos.

Gracia Cantanhede
A ex-procuradora federal e escritora Gracia Cantanhede é figura singular. Apaixonada por literatura, a artista é reconhecida pelas crônicas que viram livros. Para homenagear Brasília, a mineira lançará nova obra no próximo dia 23, com crônicas sobre sua cidade do coração.

“Eu tenho uma relação de amor com Brasília, pois foi aqui que eu fiz minha vida”

VINÍCIUS SANTA ROSA/METRÓPOLES
Gracia Cantanhede

 

“Eu gosto de frequentar a Livraria Cultura, do Casa Park, com o meu marido. Por lá, sempre emendamos o passeio com cinema. É muito prazeroso”. Além disso, Gracia revela que adora dirigir por Brasília. “A fluidez daqui é algo que nem todo lugar proporciona. Gosto muito das avenidas e de atravessar a cidade.”

“Adoro as feiras de antiguidade do Gilberto Salomão. Eu tenho uma coleção de louças em casa, então gosto muito de saber a história das peças”, adiciona.

Além das programações eleitas pela escritora, eventos culturais estão entre seus favoritos. Gracia frequenta concertos, festas de embaixadas, entre outros.

SOBRE O AUTOR
Rafaela Amaral

Brasiliense, formada desde 2017 em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou como repórter no site e na revista GPS|Brasília. Assumiu o cargo de relações públicas em eventos realizados pelas empresas R2 Produções e Manifesto Lab. Atuou como diretora de marketing do site e da empresa Amanda Brasil. Atualmente, cursa pós-graduação em gestão em marketing no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e produz a coluna da Claudia Meireles.

Últimas notícias