Em entrevista, a shark Cris Arcangeli dá dicas sobre empreendedorismo

Empresária dos segmentos de beleza, moda e bem-estar, ela tem muito a dividir sobre como ser uma empreendedora de sucesso “antifrágil”

Jacqueline Lisboa/Esp. MetrópolesJacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

atualizado 30/08/2019 19:03

A empresária Cristiana Arcangeli, uma das sharks – como são chamados os jurados – do programa Shark Tank, do canal Sony, veio a Brasília no último dia 16 de agosto para comandar a palestra Shark Talk: Aprendendo com os tubarões do empreendedorismo.

O talk foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), com a presença de Camila Farani, outra shark do programa. Antes de subir ao palco, Cris falou com o Metrópoles sobre sua trajetória de sucesso no mundo dos negócios.

“Sou a dentista que ‘virou shampoo’, escreveu um livro e foi parar na televisão.”

Cristiana Arcangeli

 

Empresária inovadora
Cris, como gosta de ser chamada, é uma empreendedora nata. A empresária tem inovação na veia e uma sensibilidade latente. Aliás, acredita que dominar essa última característica é o “pulo do gato” para o sucesso.

Ela largou a profissão como dentista para abrir a empresa Phytoervas. Chamou atenção pela criatividade ao lançar o primeiro shampoo sem sal do mercado e a tampa fliptop. Arcangeli ainda mudou o modo como era chamado o creme rinse, para condicionador, e o banho de creme para máscara.

Atualmente, a paulista está à frente de várias empresas e ainda encontra tempo para ajudar novos empreendedores em suas plataformas digitais e para viajar pelo Brasil dando palestras.

Entre as empresas que comanda estão: a Beauty’in, especializada em bebidas e balas de colágeno; a Fenix, marca pela qual Cris investe nas empresas que compra no programa da Sony; a GoGo Fresh, de produtos naturais, funcionais e práticos; a linha de joias Cris Arcangeli Fashion Jewely; e a linha de roupas fitness CCM Cristiana Arcangeli.

No projeto Shark in Forma, Cris compartilha os ensinamentos e pilares fundamentais para o empreendedor de sucesso. Pelos Stories do Instagram, ela usa a função Melhores Amigos para aconselhar e conversar com seletos empreendedores, dando consultorias e monitorias exclusivas.

 

Shark Tank
O programa Shark Tank é um sucesso mundial, com versões em 37 países. Nos episódios, chama atenção a mágica que acontece no contato entre os sharks (tubarões) e os empreendedores participantes.

O elenco da quarta temporada conta com grandes nomes do business: o dono da Chilli Beans, Caito Maia; o empresário do setor de franquias José Carlos Semenzato; o presidente e fundador da Polishop, João Appolinário; e um dos maiores nomes em investimento-anjo do Brasil, Camila Farani.

Quando perguntamos em qual projeto dessas quatro temporadas do programa ela mais curtiu investir, Cris recordou-se dos robôs capazes de substituir o cão-guia de uma pessoa com deficiência visual, apresentados na segunda edição do Shark Tank Brasil. Confira!

 

Dicas da especialista
Com um grande histórico de sucesso, Cris nos deu algumas dicas para uma empresa sair do status de sonho e virar realidade.

Primeiramente, tenha uma boa ideia; dedique-se 100%; e faça um plano de negócio muito bem estruturado. A investidora lembra a história de um amigo que gastou todo o dinheiro do projeto num galpão e esgotou o capital para comprar os produtos.

Cris ressalta que, para as mulheres, esse mercado se torna mais difícil devido a toda responsabilidade extra dada a elas. “Você sempre carrega um pouco de culpa em função dessas obrigações”, afirma.

“É difícil porque as pessoas têm um pouco menos de respeito quando é uma empresa de uma mulher, no primeiro momento. Se você não estiver preparada, o mercado vai te engolir”, garante.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

SOBRE O AUTOR
Claudia Meireles

Acumula temporadas de estudos nos Estados Unidos, França e Inglaterra. Em Nova York, trabalhou no mercado de artes. Após uma década vivendo no Rio de Janeiro, onde atuou na Galeria Luciana Caravello, decidiu retornar a Brasília. Atualmente assina uma coluna social no portal Metrópoles.

Últimas notícias