metropoles.com

Pronto, plano de reforma tributária do governo agora espera negociação

Equipe econômica definiu proposta, mas agora vem a fase mais delicada: definir o que deve ser mudado para facilitar tramitação no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Cerimônia de posse Câmara dos Deputados
1 de 1 Cerimônia de posse Câmara dos Deputados - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo espera apenas o fim da tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados para enviar à Casa o projeto de reforma tributária elaborado pela equipe econômica, comandada por Paulo Guedes.

Ao Metrópoles, a líder do Governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), disse que o texto já está pronto. Entretanto, não seria um “bom momento”, uma vez que a proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que muda as regras de aposentadoria no país, ainda é analisada pelos deputados.

“Está pronto esse negócio. Mas é uma coisa de cada vez. Agora estou concentrada na Previdência. Depois a gente traz a tributária”, disse a líder. Tramitam simultaneamente no Parlamento dois textos que mexem nos impostos — um na Câmara e outro no Senado.

O primeiro é de autoria do líder do MDB na Casa, o deputado Baleia Rossi (SP), enquanto o outro foi assinado pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e mais 66 senadores.

A luta política por trás da mobilização para alterar a cobrança de tributos no país já se dá devido ao protagonismo que cada Casa disputa, a depender do texto que será aprovado pelo Parlamento. Por isso, integrantes da pasta da Economia afirmam que há um esforço por parte da Joice para negociar o texto.

“Ela quer já apresentar o texto com um acordo construído. Juntar o texto do Baleia e do governo”, explicou. “Assim evitaria as brigas”, completou. Isso porque, no início da análise da reforma da Previdência, Guedes reclamou das mudanças feitas pela comissão especial que tratava do assunto e da economia final em 10 anos do projeto alterado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?