Previdência: senador faz enquete no Facebook para decidir voto

Jorge Kajuru diz que usa "sistema americano" para evitar robôs e captar a verdadeira vontade da sociedade brasileira

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 22/10/2019 19:17

O plenário do Senado se reúne na tarde desta terça-feira (22/10/2019) para aquela que deve ser a última sessão de votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui a reforma da Previdência e pelo menos um voto ainda está em aberto. Como já fez em outras ocasiões desde que se tornou parlamentar, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) postou enquetes nas redes sociais para questionar a sociedade sobre como deve votar.

Kajuru, que ficou famoso como jornalista esportivo, fez em cartório o compromisso de “dividir” o mandato com os eleitores.

Em discurso no início da sessão, o parlamentar disse que usa um “sistema americano” para “filtrar e saber o que pensa a sociedade brasileira sobre a reforma”, apesar de avaliar que “a enorme maioria não tem nenhum conhecimento real sobre essa reforma”. Segundo o senador, o sistema tem o poder de evitar o voto de robôs.

Para ajudar na escolha, os sites ligados ao senador trazem textos que explicam pontos do texto que deve ser aprovado nesta terça (22/10/2019), segundo as expectativas.

Quando esta reportagem foi publicada, a enquete no Facebook tinha 5,9 mil votos e 73% dos participantes haviam votado pela aprovação da PEC.

SOBRE O AUTOR
Raphael Veleda

Formado em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) em 2006. Trabalhou como repórter de Cidades no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Na Folha de S.Paulo, trabalhou no controle de erros, produzindo o "Erramos", foi redator da Ilustrada e correspondente em Minas Gerais. Cobriu ciência na Veja.com. Participou do lançamento do jornal Metro em Brasília, onde trabalhou por seis anos e foi repórter de Cidades, Política, Economia e subeditor. Estuda Antropologia na Universidade de Brasília (UnB).

Últimas notícias