Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ciência

Estudo diz que poeira lunar pode guardar pistas de vida alienígena

Autor sugere que um dos lugares mais indicados para procurar vestígios de vida alienígena é a Lua, pois a poeira lunar pode preservar pistas

19/06/2026 11:21
Compartilhar notícia
Unsplash
Imagem colorida que representa o universo - Metrópoles

Atualmente, a busca por evidências de vida alienígena se baseia na tentativa de captar sinais de rádio ou laser provenientes do espaço através de telescópios. No entanto, as evidências produzidas por uma tecnologia alien duram um curto período de tempo, o que dificulta as investigações.

De acordo com um novo trabalho, a solução é mudar a forma de procurar: ao invés de buscar por transmissão de sinais atuais, os pesquisadores devem ir atrás de evidências de civilizações antigas que não existem mais, de forma semelhante como trabalham os arqueólogos na Terra.

Para o autor do trabalho, um dos lugares mais indicados para procurar vestígios é Lua, onde a poeira lunar pode preservar evidências ligadas a tecnologia feitas por civilizações alienígenas antigas. 

A proposição foi feita pelo astrofísico Brian Lacki, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os resultados do trabalho foram publicados em versão pré-print no arXiv no início de junho.

Busca por vida alienígena na poeira lunar

Lacki afirma que a busca deve ser por tecnoassinaturas “passivas” – ou seja, aquelas evidências de tecnologia alienígena que não precisam de manutenção de ninguém e podem continuar existindo muitos anos depois.

Segundo o trabalho, caso existam estruturas alienígenas antigas, elas podem ter se pulverizado com o tempo, criando tecnogrãos. Por meio do vento estelar, as partículas viajam pelo espaço e algumas delas chegam à Lua, um local com boas condições para preservá-las.

Assim, a proposta de Lacki é coletar amostras de poeira lunar e analisá-las em busca de materiais incompatíveis com processos naturais, diminuindo a dependência de telescópios.