metropoles.com

Cientistas acham tesouro com moedas de ouro e joias de 1,4 mil anos

Em sítio arqueológico, foram encontradas 97 moedas de ouro puro e dezenas de joias, como brincos com pérolas e pedras semipreciosas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Michael Eisenberg/Universidade de Haifa
Imagem colorida de moedas de ouro e joias de 1,4 mil anos encontrados em Israel - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de moedas de ouro e joias de 1,4 mil anos encontrados em Israel - Metrópoles - Foto: Divulgação/Michael Eisenberg/Universidade de Haifa

Durante uma expedição em Hippos, sítio arqueológico israelense, arqueólogos encontraram um raro tesouro de 1,4 mil anos. Entre as peças estavam moedas de ouro e joias datadas da era bizantina. O anúncio da descoberta foi divulgado pela Universidade de Haifa, em Israel, nessa quinta-feira (25/9).

Foram encontradas 97 moedas de ouro puro e dezenas de joias, incluindo brincos com pérolas, pedras semipreciosas e vidro. Anteriormente, Hippos era uma antiga cidade greco-romana e atualmente está localizada em território israelense, em uma colina próxima ao Mar da Galileia.

As preciosidades foram descobertas em julho pela detectora de metais Edie Lipsman, que andava pelo local quando seu detector começou a apitar. “O dispositivo enlouqueceu, eu não conseguia acreditar — moedas de ouro começaram a aparecer uma após a outra”, diz Edie, em comunicado. Posteriormente, o tesouro foi datado por uma equipe liderada pelo arqueólogo Michael Eisenberg, da Universidade de Haifa.

Moedas de ouro raras

Algumas das moedas tinham desenhos de reis distintos da era bizantina: o imperador Justino I, que governou de 527 a 565, e o imperador Heráclio, comandante bizantino de 610 a 641. Fragmentos de tecido encontrados nas peças de ouro indicam que elas foram enroladas em panos.

Imagem colorida de moedas de ouro e joias de 1,4 mil anos encontrados em Israel - Metrópoles
Uma das moedas mostra o desenho do imperador Heráclio

As moedas encontradas são solidus, utilizadas pelo Império Bizantino. Haviam semisses, que valiam meio solidus, e tremisses, o equivalente a um terço de solidus. Um dos tremisses era particularmente raro e parecia ter sido forjado no Chipre pelo general Heráclio, o Velho – pai do imperador Heráclio – em 610.

“Quando você encontra moedas e joias com quase 1,4 mil anos que parecem novas, é uma experiência rara”, destaca Eisenberg.

Tesouro enterrado

De acordo com os arqueólogos, não se sabe o motivo do tesouro ser enterrado, mas estima-se que o fato está ligado a constantes disputas territoriais em Hippos à época. Em 614, o Império Sassânida invadiu a região, fazendo com que moradores escondessem suas riquezas.

Novos estudos mais aprofundados sobre as moedas e joias serão realizados e futuramente as peças serão expostas em museus.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?