Satélite registra 1ª imagem de missão para revelar peso das florestas
O objetivo da missão é calcular a quantidade de carbono armazenado nas florestas globais, além de entender como elas influenciam o clima
atualizado
Compartilhar notícia

Lançado em abril, o satélite a bordo do foguete Vega-C, da Agência Espacial Europeia (ESA), divulgou nessa segunda-feira (23/6) as primeiras imagens de um mapeamento florestal feito a partir do espaço. O objetivo principal da missão Biomass é calcular a quantidade de carbono armazenado nas florestas globais.
As informações servirão para entender o papel das florestas no ciclo do carbono e como elas influenciam no clima do planeta.
O satélite Biomass é equipado com um radar que possibilita a penetração na cobertura superior das florestas, formada por folhas e copas. Ele também mede a biomassa lenhosa abaixo dessa cobertura (troncos, galhos e caules) com uma resolução de até 50 metros, além de conseguir mapear as vegetações mais baixas e até o solo das florestas.
Brasil está entre as imagens divulgadas
Nas primeiras imagens divulgadas da missão, é possível ver a vegetação e a estrutura do solo no Brasil, Bolívia, Indonésia e Gabão. Ambientes não florestais, como o deserto de Chade e as geleiras da Antártida, também estão entre as fotos — o radar é capaz de “enxergar” até cinco metros sob a areia seca e através da superfície das geleiras.
“Esperamos plenamente que esta nova missão represente um salto inovador em nossa capacidade de entender as florestas da Terra, combinando tecnologia de radar de ponta com a excelência científica que revelará insights vitais sobre o armazenamento de carbono, as mudanças climáticas e a saúde dos preciosos ecossistemas florestais do nosso planeta”, destaca Simonetta Cheli, diretora de Programas de Observação da Terra da ESA, em comunicado.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






