Astrônomos fotografam “planeta bebê” em um anel estelar pela 1ª vez
O WISPIT 2b é um protoplaneta jovem, com massa cinco vezes maior que Júpiter e está a 437 anos-luz da Terra
atualizado
Compartilhar notícia

Pela primeira vez, astrônomos encontraram um “planeta bebê” escondido em um anel ao redor de uma estrela em formação. O WISPIT 2b é um protoplaneta jovem, localizado em um anel vazio. Este gigante gasoso tem massa cinco vezes maior que Júpiter e está a 437 anos-luz da Terra, com apenas 5 milhões de anos de idade.
O disco protoplanetário que cerca a estrela WISPIT 2 contém gás e poeira, elementos essenciais para o nascimento de planetas. Neste disco existem espaços vazios em forma de anel onde o WISPIT 2b foi encontrado. Os cientistas acreditam que estes espaços são criados pelos próprios planetas em crescimento.

A descoberta do WISPIT 2b foi feita usando o sistema MagAO-X, um equipamento de imagem de alto contraste instalado no Telescópio Magellan 2 no Chile. Este instrumento capturou uma verdadeira fotografia do protoplabeta emitindo luz H-alfa, que acontece quando o hidrogênio do disco cai sobre planetas em formação.
Leia a reportagem completa no portal SóCientífica parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
