metropoles.com

Manuela D’ávila propõe à oposição travar pauta governista no Congresso

Reação veio após Carlos Bolsonaro dizer que “a transformação que o Brasil quer não será rápida por vias democráticas”: “Golpismo se impõe”

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Foster / Metrópoles
mauela
1 de 1 mauela - Foto: Gabriel Foster / Metrópoles

A ex-presidenciável Manuela D’ávila (PCdoB) reagiu ao comentário do filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). O vereador disse que “a transformação que o Brasil quer não será rápida por vias democráticas”. Manuela discordou e propôs que a oposição trave a pauta governista no Congresso. As mensagens foram publicadas nesta terça-feira (10/09/2019).

No Twitter, Manuela, que fez parceira com Fernado Haddad (PT) no segundo turno da corrida eleitoral de 2018, disse que o “golpismo se impõe”. “Oposição, toda ela, a de centro também, deveria entrar em obstrução no Parlamento até o presidente da República desmentir a declaração do filho. Nada de iniciativa do governo deveria entrar em pauta ou ser votado”, escreveu.

Em uma série de quatro publicações, Manuela subiu o tom contra Carlos Bolsonaro. “Um dos filhos do presidente, que Bolsonaro já disse mais de uma vez que fala em seu nome, ameaça o país com um golpe. Os inimigos do que resta de Estado Democrático de Direito tramam isso de dentro dos palácios, com todas as vantagens e possibilidades de quem exerce o poder”, prosseguiu.

Ela ainda levantou suspeitas da atuação do clã Bolsonaro. “A unidade dos democratas de todos os matizes é urgente. Os limites da nossa democracia e das instituições que lhe são características são reais. Mas o que esses tiranetes preparam, acreditem, é muito pior”, emendou.

Manuela finalizou as críticas alertando para o risco de “golpe”. “Conhecemos a história do Brasil. O Parlamento é sempre o primeiro a ser fechado quando o golpismo se impõe. Desde 1823”, encerrou.

Guilherme Boulos (PSol), que também concorreu ao Palácio do Planalto em 2018, criticou a fala. “Expressa o chorume mais autoritário e doentio. Não fosse filho do presidente mereceria apenas o desprezo. Não é o caso. Pode estar vocalizando um desejo de quem governa o país. Por isso, deve ser enfrentado com firmeza! Ele, sua família e os agregados milicianos”, rebateu.

Carlos Bolsonaro escreveu no Twitter, nessa segunda-feira (09/09/2019), que “por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes”.

Veja a mensagem de Manuela D’ávila:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?