metropoles.com

Deputados maranhenses homenageiam vítimas do acidente espacial de 2003

A tragédia ocorreu no dia 22 de agosto de 2003 e vitimou 21 profissionais que davam início ao programa espacial brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
base alcântara maranhão foguete
1 de 1 base alcântara maranhão foguete - Foto: Divulgação

Um dia depois do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que prevê a retomada da política espacial brasileira, avançar na Câmara dos Deputados, os parlamentares maranhenses, Márcio Jerry (PCdoB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB) anunciaram a realização de um evento para homenagear os 21 profissionais mortos no acidente com o foguete VLS-1 XV-03, na Base de Alcântara. A tragédia ocorreu três dias antes da data prevista para a decolagem da missão, há 16 anos, no dia 22 de agosto de 2003.

“A tragédia no Centro de Lançamento de Alcântara é irreparável. O Brasil perdeu vidas, inteligências, tecnologia e a possibilidade de em 2003 impulsionar o programa espacial. A maior homenagem será sempre buscar a retomada do programa aeroespacial”, afirmou o deputado Marcio Jerry.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Creden) aprovou nesta quarta-feira (21/08/2019) por 21 votos a 6, o relatório favorável ao acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) entre o Brasil e os Estados Unidos sobre o uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão. A mensagem ainda precisará ser analisada por outras comissões, como a de Constituição e Justiça, e pelo plenário da Câmara.

Fechado em março deste ano, o acordo é uma das metas do governo brasileiro para estreitar as relações com os Estados Unidos. Ele foi assinado durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país chefiado por Donald Trump.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?