Luana Piovani denuncia empresa aérea após ser impedida de embarcar
Luana Piovani relata ter sido impedida de embarcar em voo mesmo com passagem válida. Funcionários da empresa teriam debochado da situação
atualizado
Compartilhar notícia

A atriz Luana Piovani usou suas redes sociais nesta quarta-feira (6/8) para denunciar um episódio que classificou como um “desrespeito” por parte da companhia aérea TAP Air Portugal. Segundo o relato, ela foi impedida de embarcar em um voo de Nova York (EUA) para Lisboa (Portugal), mesmo tendo comprado a passagem correta, e afirmou que funcionários da empresa chegaram a rir da situação.
O caso ocorreu na última sexta-feira (1º/8), por volta das 14h15, horário local. Ao tentar fazer o check-in, Piovani foi informada de que sua reserva não constava no sistema. Após cerca de 30 minutos de espera, recebeu a notícia de que não estava registrada no voo previsto — informação que a surpreendeu, visto que qualquer pessoa que embarque para os Estados Unidos precisa apresentar passagem de ida e volta.
Diante do impasse, a atriz entrou em contato com a agência de turismo que intermediou a compra da passagem e descobriu que a TAP havia transferido ela para outro voo, no dia seguinte, sem qualquer aviso prévio. Segundo Piovani, após a confusão, alguns funcionários chegaram a rir da situação, o que agravou ainda mais o desconforto.
“Vivi uma injustiça, uma falta de respeito imensa. Só imagino se, no meu lugar, fosse alguém com menos possibilidades ou que não falasse inglês. Eu pude comprar uma nova passagem e discutir com quatro pessoas diferentes, mas nem todo mundo tem esse recurso”, desabafou a atriz em vídeo publicado nas redes.
Ainda de acordo com Piovani, a companhia alegou posteriormente que o pagamento pela passagem não havia sido processado — versão que ela contesta, apresentando comprovantes. Para garantir o retorno à Lisboa ainda na sexta-feira, a agência de turismo comprou uma nova passagem, em outro voo, na mesma noite.
A atriz afirmou que irá acionar a Justiça e fez um apelo para que situações como essa sejam debatidas com mais seriedade. “Até quando nós, passageiros, vamos pagar mais caro por serviços cada vez piores e perder direitos? Vivemos um terror nos aeroportos”, declarou.
Na legenda da publicação, Piovani ainda fez questão de distinguir sua crítica: “Todo o meu respeito aos funcionários gentis e sorridentes, não terceirizados, que são a base dessas empresas. A crítica é para aqueles que se deixam contaminar pela síndrome do pequeno poder”.
Ver essa foto no Instagram
Resposta da TAP Air
Procurada pelo Metrópoles, a TAP Air Portugal informou que “entrou em contato com o(a) agente/representante legal da cliente Sra. Luana Piovani para apresentar os esclarecimentos pertinentes sobre a compra realizada através de Agência de Viagens em seu nome”.
“Tendo em vista a identificação de suposta fraude na emissão do bilhete aéreo, no dia 6 de agosto, registrou Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial competente, na cidade de São Paulo”, diz o comunicado oficial.
“Importante destacar que inexiste responsabilidade da Companhia no ocorrido com a cliente Sra. Luana Piovani no dia 1º de agosto de 2025, tampouco, qualquer relação direta entre as operações realizadas na venda e a TAP Air Portugal, contrariando as informações que têm sido divulgadas”, continuou a nota, que conclui afirmando que ” permanece à disposição para colaborar com a apuração dos fatos.”








