Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Celebridades

Elton John protesta contra lei que permite uso de conteúdos pela IA

Em entrevista, Elton John descreveu os integrantes do governo como "perdedores absolutos" e disse que se sente "incrivelmente traído"

20/05/2025 15:30
Compartilhar notícia
Getty Images
Foto colorida - Elton John no Glastonbury Festival 2023

Elton John criticou uma lei britânica que permite que empresas de Inteligência Artificial (IA) usem conteúdo de artistas sem pagar pelos direitos autorais.

Em entrevista à BBC, o cantor avalia que se o governo seguir com os planos de aprovar a lei, estará “cometendo roubo, furto em grande escala”.

John também descreveu os integrantes do governo como “perdedores absolutos” e disse que se sente “incrivelmente traído” por conta da proposta.

Elton John protesta contra lei que permite uso de conteúdos pela IA - destaque galeria
4 imagens
Elton John
Elton John
Elton John
Elton John
1 de 4

Elton John

Reprodução
Elton John
2 de 4

Elton John

Getty Images
Elton John
3 de 4

Elton John

Getty Images
Elton John
4 de 4

Elton John

Reprodução/Instagram

Por outro lado, um porta-voz do governo afirmou que nenhuma mudança nas leis de direitos autorais seria adotada, a menos que funcionem para os criadores.

Além de Elton John, a medida já havia mobilizado outros nomes da música, como Dua Lipa, Ed Sheeran e Paul McCartney. Eles chegaram a assinar uma carta aberta publicada em abril pedindo mudanças urgentes.

Receba no seu email as notícias de Celebridades

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Entenda a medida

Uma proposta do governo britânico autoriza empresas de tecnologias a usarem obras protegidas para treinar sistemas de IA, sem autorização dos autores.

A medida gerou uma mobilização no mundo artístico, que vinha se manifestando contra o avanço da proposta no parlamento.

Os programas de IA extraem informações de grandes quantidades de dados, incluindo texto, imagens ou música, para gerar novos conteúdos que parecem ter sido criados pessoas.

Elton John explicou que o projeto prejudica, principalmente, os jovens artistas: “Eles não têm os recursos para lutar contra as grandes empresas de tecnologia”.