Refúgios femininos são nova tendência na decoração

Em tempos de mulheres empoderadas, as "males caves" agora dão lugar a redutos femininos batizados de "she sheds"

ReproduçãoReprodução

atualizado 04/07/2019 16:23

Male cave (caverna masculina, em tradução literal) é um velho termo do design de interiores que se popularizou nos Estados Unidos e se refere a um espaço da casa dedicado ao homem, com todos os clichês aplicáveis ao gênero: vídeo games, televisões enormes, fliperama, cestas de basquete, geladeira de cerveja… Bastava sobrar um espaço livre na casa – como um sótão, porão, quarto extra ou garagem desocupada – que a tradição americana era transformar esses espaços em “redutos masculinos”.

Reprodução
Nos EUA, é comum um espaço em desuso da casa virar um male cave

 

No Brasil, a moda pegou para quem tem casas imensas e espaço sobrando. No entanto, em tempos de mulheres empoderadas, ocupando seus espaços de direito na sociedade – e na casa – as males caves agora dão lugar ao que os gringos batizaram de she sheds, algo como “cabana dela”, em tradução livre.

A moda pegou e a mulherada, sempre um passo além, deu um upgrade na ideia. Em vez de um quarto livre dentro da casa, elas levaram esse espaço só delas para fora de casa, construindo, literalmente, cabanas modernas no jardim. São habitações compactas, tipicamente localizadas no quintal e aproximadamente do tamanho de um cômodo regular.

Reprodução
Habitações compactadas geralmente ficam no quintal e, agora, ganham um empoderado toque feminino

 

Espaços aconchegantes que elas transformam em refúgios do caos da casa e do estresse da vida cotidiana. Um santuário feminino sem regras decorativas onde podem relaxar, criar, pesquisar, estudar, treinar, se conectar, encontrar amigas e o que mais quiserem fazer com o espaço e o tempo só para elas.

A tendência é tão séria que, nos Estados Unidos e no Canadá, empresas já vendem construções pré-fabricadas chamadas de she sheds, nos mais diferentes formatos e para os mais diversos gostos:

Reprodução
She shed: refúgio pode ser usado para fins diversos, de relaxar a praticar algum hobby

 

Reprodução
Formatos diferentes fazem do espaço um atrativo extra dentro da residência

 

Reprodução
Em madeira, a construção é uma espécie de “reduto” da mulher

 

Reprodução
Cômodo também pode ser útil para privacidade: aqui, virou studio de yoga

 

Reprodução
Charme e personalidade marcam projeto desse aconchegante she sheds

 

Últimas notícias