metropoles.com










“Já está condenado”, diz líder da oposição sobre Bolsonaro

Parlamentares de esquerda e o líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), acompanham julgamento de Bolsonaro e sete réus no STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto
Plenário - Segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) - Metrópoles
1 de 1 Plenário - Segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) - Metrópoles - Foto: <p>HUGO BARRETO/METRÓPOLES<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Zucco (PL-RS), foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (9/8) acompanhar o terceiro dia de julgamento da trama golpista, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como réu. Na chegada, Zucco disse que o político “já está condenado”.

“Já estão condenados, vocês têm alguma dúvida?”, indagou o parlamentar a jornalistas sobre os oito réus da ação.

Veja a fala completa do parlamentar:

Zucco sentou ao lado de parlamentares aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no julgamento.

Conforme definiu a segurança da Corte, parlamentares ficam em uma fileira do plenário da Primeira Turma do STF, que, nos últimos dias, foi ocupada por deputados da esquerda, como o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).

Até o momento, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Ivan Valente (PSol-RJ), Taliria Petrone (PSol-RJ), Rogério Corrêa (PT-MG) e Lindbergh estão posicionados no STF.

3º dia de julgamento

A Primeira Turma do STF retomou, na manhã desta terça-feira (9/9), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados por suposta trama golpista, que tinha como intenção impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. A retomada da análise decisiva ocorre com o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Em sessão marcada para começar às 9h, Moraes é o primeiro dos cinco ministros da Turma a proferir seu voto. Em densa análise, Moraes deve levar cerca de 4 horas para expor fatos, apontar penas ou absolvição a cada um dos oito réus. O ministro ainda responderá a questionamentos das defesas e vai deliberar sobre as chamadas preliminares, que são questões processuais a serem resolvidas.

Acompanhe ao vivo no Metrópoles:

O relator apontará as condutas de cada réu, individualmente. Cada acusado tem um papel dentro da trama golpista, conforme narra a PGR. O ministro analisará se há material probatório suficiente para condenação e se devem ser aplicados agravantes, que podem aumentar a pena. Bolsonaro, por exemplo, é apontado como líder de organização criminosa, o que pode ampliar o tempo de pena.

Todos os oito réus são acusados de atuar contra a ordem democrática. Sete integrantes do núcleo de Bolsonaro respondem a cinco crimes. Sendo que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) responde a três.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?