metropoles.com

Yoná Magalhães morre aos 80 anos, no Rio de Janeiro

Atriz estava internada desde 18 de setembro, devido a problemas cardiológicos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/TV Globo
1 de 1 Divulgação/TV Globo - Foto: null

A atriz Yoná Magalhães morreu na manhã desta terça (20/10), no Rio de Janeiro. Yoná enfrentava problemas cardiológicos e, por isso, estava internada na Casa de Saúde São José, no bairro Humaitá, na capital fluminense, desde o dia 18 de setembro.

A atriz ficou conhecida pelos inúmeros papéis em telenovelas, gênero na qual foi uma das primeiras atrizes a se destacar como mocinha. Também atuou no cinema, sendo seu papel mais importante nas telonas o clássico “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, de 1964.

Othon Bastos, que contracenou com ela no filme de Glauber, lamentou a morte da colega em entrevista ao canal GloboNews: “Eu tinha um grande afeto, amizade por ela. Fomos colegas por mais de 50 anos. Que ela tenha bastante luz, que seja recebida com muita paz. Era uma excelente atriz e não tem quem fique no lugar”.

Um clássico no cinema
Yoná já tinha feito duas novelas na Tupi, “As Professoras” e “Trágica Mentira”, quando se mudou para Salvador, Bahia. Foi por seu trabalho no teatro local que o cineasta Glauber Rocha a convidou para fazer “Deus e o Diabo”. Dois anos depois, a atriz estava de volta ao Rio e estreava na Globo, em “Eu Compro Essa Mulher”

Na emissora, seguiram-se mais de 30 trabalhos, entre novelas e minisséries. Entre eles, papéis de destaque em “Uma Rosa com Amor”, “O Grito”, Roque Santeiro”, “Tieta”, “Meu Bem Meu Mal” e “O Outro”. O último trabalho de Yoná em novelas foi “Sangue Bom” (foto no alto), de 2013.

Houve esporádicas saídas da Globo. Ela voltou à Tupi em 1970 e 1979, para fazer “Simplesmente Maria” e “Gaivotas”, respectivamente. Também fez novela na Bandeirantes, entre 1980 e 1983 — a mais importante delas “Os Imigrantes”.

Yoná Magalhães também construiu carreira no teatro. Nos palcos, atuou textos de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Miguel Falabella, Vicente Pereira e Alcione Araújo, entre outros. No dia 7 de agosto deste ano, foi celebrada pelos 80 anos de vida com retrospectivas na mídia.

Homenagens
Pelas redes sociais, famosos lamentaram a morte de Yoná:

 

 


Compartilhar notícia