Volvo agora passa a vender SUVs blindados

Parceria permite que o comprador tenha garantia da própria marca, com documentos e certificações para os modelos XC40, XC60 e XC90

Foto: Volvo Cars do Brasil/Divulgação

atualizado 14/03/2020 12:43

Clientes da Volvo Car Brasil agora podem comprar os utilitários-esportivos blindados diretamente na concessionária, com todos os documentos e certificações inclusos. A iniciativa surge a partir de um projeto desenvolvido pela Volvo Cars em parceria com a Edag e Carbon Blindados, líder de mercado no Brasil. Hoje, o consumidor compra o carro e leva para uma blindadora de confiança. 

Foram, por exemplo, realizadas melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros e instalação de molduras de aço balístico reforçando as portas. 

O projeto também proteção extra contra disparos em diferentes ângulos, reforço nos mecanismos de levantamento de vidros e tampa do porta-malas para garantir a funcionalidade.

A cobertura de todos os componentes durante todo o período de garantia do veículo é completa. A blindagem é certificada no Brasil e os modelos XC40, XC60 e XC90 blindados já estão disponíveis para compra em todas as concessionárias do país.

Aprimoramento
Para garantir a segurança dos veículos após a blindagem, foram feitos diversos testes para garantir que a performance e funcionalidade do carro não sofressem alterações.

Todo o processo demandou mais de 15 mil horas de desenvolvimento e 960 horas de testes balísticos. Foram realizados mais de 1,5 mil  disparos, conforme norma ABNT 15000-2 com controle de velocidade e posição do projétil para garantir a máxima quantidade de energia no momento do impacto com o veículo. 

A parte balística foi certificada pela Beschussamt Ulm, autoridade alemã em testes balísticos, comprovando a eficiência da blindagem em todos os calibres homologados para o nível III-A da norma NIJ 0108.01 em conjunto com a norma VPAM BR 2009 (regulamentação para o mercado europeu).

Para garantir a máxima qualidade dos veículos, foram realizados testes em campos de prova para verificar a dinâmica e performance do veículo com a blindagem, análises de ciclagem dos vidros e tampa do porta-malas elétrica para atestar a durabilidade, verificação de ruído e câmara fria e testes dos principais dispositivos de segurança, como disparo dos airbags.

A blindagem de aço de alta resistência que reveste o carro tem entre 2,5 mm e 3 mm de espessura; já a espessura do vidro pode ser de até 20 mm.

“Todos os veículos contam com rastreabilidade: todos os itens da blindagem são numerados, de forma a garantir a correta reposição de itens, quando necessário”, diz João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.

 

 

Últimas notícias