metropoles.com

Vini Jr: Lula pede combate ao racismo e critica fascismo dentro de estádios

Em conversa com imprensa sobre a viagem ao Japão, presidente começou pronunciamento manifestando apoio a Vini Jr. e cobrando Fifa e LaLiga

atualizado

Compartilhar notícia

Fantasista/Getty Images
vinicius-junior-real-madrid-sequencia
1 de 1 vinicius-junior-real-madrid-sequencia - Foto: Fantasista/Getty Images

O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou o pronunciamento sobre a viagem ao Japão, neste domingo (21/5), manifestando apoio ao jogador Vinícius Júnior e cobrando providências contra o racismo no futebol. Lula pediu ações da Fifa e da Liga Espanhola que cessem o preconceito.

“Penso que é importante que a Fifa, a Liga Espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências, porque não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro do estádio de futebol”, declarou.

O atacante Vinícius Júnior sofreu mais um episódio de racismo na Espanha neste domingo. A partida entre Real Madrid e Valencia, pelo campeonato espanhol, chegou a ser paralisada por cerca de oito minutos no segundo tempo por conta de gritos preconceituosos da torcida valenciana.

Lula lamentou as ofensas. “Não é justo que um menino pobre, que venceu na vida, que está se transformando, possivelmente, em um dos melhores jogadores do mundo, certamente para o Real Madrid ele é o melhor, seja ofendido em cada estádio que ele compareça.”

Vinícius acabou sendo expulso após se irritar com um jogador adversário. A partida, que terminou 1 x 0 para o Valencia, chegou a ser paralisada por conta de gritos racistas. Tudo começou quando o brasileiro estava driblando e foi atrapalhado por uma segunda bola em campo. Seus companheiros de equipe ficaram indignados com a situação, e a torcida do Valencia começou a hostilizar o Real Madrid.

Vini foi xingado por parte da torcida e apontou para o setor de onde partiam os gritos de “macaco”. O árbitro Ricardo de Burgos paralisou a partida. Revoltado, Vini apontou para um setor da torcida e afirmou que as ofensas vieram dali.

Veja o momento em que o craque apontou para a torcida:

O sistema de som no Estádio Mestalla, em Valência, avisou que a partida estava interrompida por conta do comportamento da torcida.

No final do jogo, uma confusão entre vários jogadores dos dois times paralisou novamente o jogo. O camisa 20 do Real Madrid deu um tapa em um atleta rival após sofrer um mata-leão e recebeu cartão amarelo. A arbitragem usou o VAR no lance e trocou a punição para um cartão vermelho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?