Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Vídeo: veja o momento em que avião atropela ave em Guarulhos (SP)

Ave foi "atropelada" enquanto aeronave pousava. Incidente forçou avião que pousaria na sequência a arremeter

14/03/2022 18:43, atualizado 14/03/2022 21:24
Reprodução
sp ave colide contra avião

São Paulo – Um vídeo registrou o momento em que uma ave foi atropelada por um avião, durante o pouso, nesse domingo (13/3), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP). Para que a carcaça do animal fosse retirada, houve necessidade de que a aeronave seguinte arremetesse.

Segundo o site Aeroin, a aeronave Boeing 777F, um cargueiro da companhia Ethiopian Airlines vindo de Wuhan, na China, preparava-se para tocar a pista do aeroporto às 11h. A cena foi reproduzida no perfil SBGR do YouTube.

Veja o vídeo:

Pelas imagens, é possível ver quando a ave se choca contra o trem de pouso principal do avião e, em seguida, cai na pista. Já morta, a ave foi notada sobre a pista minutos depois pelos pilotos do voo 1521, da Gol, que se preparavam para o pouso. Os próprios pilotos descreveram a situação ao controlador de tráfego aéreo. Ainda de acordo com o portal Aeroin, segundo os pilotos, a ave poderia ser um carcará.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Ao ser informado sobre a colisão, o controlador orientou que a próxima aeronave arremetesse o voo, por motivos de segurança. O animal foi recolhido rapidamente pelos funcionários do aeroporto. O avião não sofreu nenhum dano estrutural. Ele foi inspecionado e deixou o local duas horas depois do pouso.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Casos frequentes

Embora o incidente seja surpreendente, colisões entre aviões e pássaros são mais comuns do que parecem. De acordo com dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), em janeiro ocorreram 248 casos do tipo no Brasil. Ainda de acordo com o painel do órgão, entre 2011 e 2021, foram 5.739 ocorrências de acidentes semelhantes em todo o país.