metropoles.com

Vídeo: turistas se aglomeram em praias do Rio Araguaia

Moradores reclamam da falta de fiscalização e dizem que festas de turistas têm sido recorrentes, com caminhonetes, carros, barcos e jet-skis

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
rio araguaia aglomeração Goiás
1 de 1 rio araguaia aglomeração Goiás - Foto: Reprodução

Centenas de turistas se aglomeram neste domingo (18/7) em praias do Rio Araguaia, na região da cidade de Montes Claros de Goiás, no oeste do estado. Moradores registram, em fotos e vídeos, o tumulto de pessoas na areia e também na água, com boias, barcos e jet-skis. O município não tem barreira sanitária.

Dezenas de carros e caminhonetes estão estacionados próximos às tendas montadas pelos turistas à beira da praia. Eles não respeitam o distanciamento social e não usam máscara de proteção facial, conforme recomendado pelas autoridades sanitárias como medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“A gente fica muito incomodado porque a prefeitura não está fazendo nada para barrar essa bagunça aqui na região. Os turistas vêm de fora, e não dá pra gente saber se estão com Covid, ou não, porque nem barreira sanitária tem na entrada da cidade”, reclamou um morador, que não quis se identificar.

Desrespeito

A aglomeração viola regras de decreto estadual que estabeleceu limitação de atividades na região, como proibição de mais de quatro pessoas usaram ao mesmo tempo beira de rios, cachoeiras e praias formadas ao longo do Rio Araguaia.

De acordo com a norma, a multa para cada pessoa pode variar de R$ 1 mil a R$ 50 mil, a depender da gravidade do tumulto de turistas e da responsabilidade que cada uma deles assumiu, como organizador, realizador ou participante.

Moradores reclamam que as aglomerações têm sido frequentes na região e, segundo eles, são realizadas em meio à falta de fiscalização. Somente no último sábado (17/7), de acordo com os relatos, mais de 40 carros estavam estacionados no local.

Sem leito

Uma moradora demonstrou ainda mais preocupação ao relatar que a cidade não tem leitos para atender nem à demanda da população local. Segundo ela, muitos só conseguem socorro após buscarem atendimento em outros municípios.

“A situação é desesperadora porque é um cenário de muita irresponsabilidade das pessoas e negligência da prefeitura. Tem muita gente morrendo no Brasil e no mundo, e o pessoal que curte a farra na praia não está nem aí para isso. É revoltante”, reclamou ela.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Montes Claros de Goiás não tem nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste domingo.

O Metrópoles não obteve retorno do prefeito Vilmar Maciel (PP) até o momento em que foi publicada esta reportagem.

Até sábado (17/7), a cidade havia registrado 1.226 casos de coronavírus, com 30 mortes por complicações da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?