metropoles.com

Vídeo: resgatados da Ucrânia aplaudem e comemoram volta ao Brasil

Grupo pousou nesta quinta-feira (10/3) na Base Aérea de Recife e segue para Brasília, onde será recepcionado por Bolsonaro e ministros

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
O Governo Federal envia aeronave à Polônia para resgate de brasileiros e transporte de doação humanitária para Varsóvia, na Polônia FAB brasil 18
1 de 1 O Governo Federal envia aeronave à Polônia para resgate de brasileiros e transporte de doação humanitária para Varsóvia, na Polônia FAB brasil 18 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta quinta-feira (10/3) na Base Aérea de Recife às 6h44. A FAB postou imagens dos brasileiros muito emocionados e aplaudindo a chegada ao país depois de dias de apreensão por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Outras imagens mostraram o pouso da aeronave e os repatriados desembarcando. Antes de chegar ao Brasil, o KC-390 havia passou por Varsóvia, na Polônia, e, antes do resgate de brasileiros, realizou o descarregamento de donativos para a ajuda humanitária à Ucrânia.

Além de 42 brasileiros repatriados, a FAB resgatou:

  • 20 ucranianos
  • 5 argentinos
  • 1 colombiano
  • A FAB informou ainda que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades
  • Oito cães e dois gatos.

Depois da escala de três horas na capital pernambucana, o grupo segue para a capital federal. Na Base Aérea de Brasília, os repatriados serão recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pelos ministros Walter Braga Netto (Defesa), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e Marcelo Queiroga (Saúde), além do comandante da FAB, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, acompanha o grupo no voo.

Em um post pelas redes sociais, Bolsonaro publicou um vídeo do grupo em Recife:

Após a recepção pela comitiva presidencial, os repatriados passarão por controles migratórios (Polícia Federal) e sanitários (Ministério da Saúde).

O Ministério da Infraestrutura e a Secretaria de Aviação Civil, junto às empresas aéreas e à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), vão providenciar a ida dos repatriados para suas respectivas cidades. Se alguém desejar, o governo já organizou hospedagem em Brasília.

A ação é fruto de um trabalho de planejamento da Casa Civil e da coordenação dos ministérios das Relações Exteriores e Defesa, com a participação de outros ministérios e órgãos federais.

0

Brasileiros na Ucrânia

Cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia, mas desde que tropas russas invadiram o país em 24 de fevereiro muitos estão deixando aquele território e se dirigindo para Varsóvia.

De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações a vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.

A bordo da aeronave, o governo brasileiro ainda enviou 11,6 toneladas de doação humanitária para a população ucraniana.

Veja donativos enviados à Ucrânia pelo governo brasileiro:

  • 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais, com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia;
  • cerca de 9 toneladas de alimentos desidratados e nutritivos, que equivalem a aproximadamente 360 mil refeições; e
  • meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?