Vídeo: pipa invade pista em Guarulhos, impede pousos e voo arremete

Piloto avisou que não poderia seguir adiante e passar por cima da pipa, pois ela poderia ser puxada pela força das turbinas e danificá-las

atualizado 20/04/2022 16:23

Reprodução/ Redes Sociais

São Paulo- Uma pipa invadiu a pista de taxiamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e impediu que a aeronave Airbus 380 da companhia Emirates fizesse o pouso.

Veja o momento:

A pipa também obstruiu a passagem de outro avião, que precisou arremeter. As imagens foram registradas pela SBGR Live, através do circuito de câmeras do aeroporto.

Pipa poderia ser sugada

A confusão aconteceu no final da tarde de terça-feira (19/4), quando o Airbus 320 da Latam, vindo de Belo Horizonte, aterrissou no aeroporto e se deslocava para outra pista próxima, numa operação de taxiamento.

A ação foi interrompida quando o piloto percebeu que uma pipa havia caído no local e estava bloqueando a passagem.

“Quero apenas passar a informação de que acabou de cair uma pipa aqui nessa área. Na lateral, próximo à taxiway, uma das pistas do aeroporto”, disse o piloto à torre de controle.

Enquanto aguardava com a aeronave parada, ele disse: “Tem condições de solicitar a retirada da pipa?”.

A controladora disse que iria atender ao pedido, e o piloto comunicou que não poderia simplesmente passar por cima da pipa, pois poderia ser puxada pela força das turbinas e danificá-las.

“O rabo da pipa ficou em cima da taxiway, se a gente passar com o motor ali, ela vai ser sugada”, avisou.

Arremeta!

Uma outra aeronave da Latam se aproximava para fazer o pouso e recebeu as mesmas orientações, pois o A320 ainda estava parado na taxiway esperando que a pipa fosse retirada, já que sua cauda estava bloqueando parte da pista.

“Arremeta! Tem uma aeronave que teve que parar na taxiway e ela ainda está com a cauda sobre a pista. Arremeta e chame o controle”, orientou.

Mesmo com o distúrbio, o A380 da Emirates conseguiu pousar sem dificuldades em sua segunda tentativa, 15 minutos depois.

“A pipa já foi recolhida, o senhor está em segurança”, informou a controladora.

Em nota enviada ao Metrópoles, a assessoria do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que, devido à queda de uma pipa nesta terça-feira (19), um voo da Emirates Airlines precisou arremeter. O processo de arremetida é padrão da aviação e o incidente não causou interrupção das operações, tendo a aeronave realizado o procedimento de pouso sem nenhum outro tipo de intercorrência.

A concessionária alerta para os riscos que as pipas causam para a aviação civil e pede a colaboração da população para evitar a soltura nas imediações do aeroporto.

Mais lidas
Últimas notícias