metropoles.com

Ex-prefeito morre e vice-governador de Goiás é baleado em atentado

O vice-governador José Eliton (PSDB) fazia campanha para José Gomes (PTB), que concorria à eleição, em Itumbiara (GO). Candidato e segurança morreram na ação. Atirador foi morto pela PM

atualizado

Compartilhar notícia

TV Anhanguera/Reprodução
josé gomes e josé eliton
1 de 1 josé gomes e josé eliton - Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O vice-governador e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton (PSDB), e o ex-prefeito de Itumbiara (GO) Zé Gomes (PTB), que concorria à prefeitura e tinha 70% das intenções de voto, foram vítimas de um atentado na tarde desta quarta-feira (28/9), no município goiano, que fica a 426km de Brasília. Gomes e um segurança, que era Policial Militar, morreram na ação.

Durante uma carreata (foto abaixo), o caminhão onde estavam Eliton, Gomes, o deputado estadual José Antônio (PTB), o advogado da prefeitura da cidade, Célio Rezende, o segurança Vanilson Rodrigues, o deputado federal Jovair Arantes (PTB) entre outras pessoas, foi abordado por outro veículo, de onde o agressor começou a disparar. A população que acompanhava o evento entrou em pânico.

WhatsApp/Reprodução
Carro onde estavam os políticos, minutos antes do atentado. Zé Gomes (de vermelho), e José Eliton à direita dele

 

Eliton foi atingido por dois disparos no abdômen. Gomes foi alvejado na cabeça e morreu pouco após chegar ao hospital. O segurança também não resistiu aos ferimentos. O ex-secretário de comunicação da cidade Célio Rezende levou um tiro no abdômen e está em estado grave. Não há informações sobre o local onde José Antônio foi atingido.

A Polícia Militar de Goiás trocou tiros com o suspeito, que morreu na hora. Trata-se de Gilberto Ferreira do Amaral, 53 anos. Ele era auxiliar de serviços gerais da Secretaria de Saúde de Itumbiara. Ainda não se sabe o que teria o motivado a cometer o crime. Ele usava uma pistola calibre 40.

WhatsApp/Reprodução
Momento em que o assassino começa a disparar contra os políticos em Itumbiara

 

Veja vídeos do momento do crime:

 

ATENÇÃO, IMAGENS FORTES!!!!

 

 

Repercussão
Em missão comercial nos Estados Unidos, o governador Marconi Perillo (PSDB) recebeu a informação do atentado logo após o crime. “Estou chocado e muito abalado”, afirmou. Com José Eliton afastado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa (PSDB), assumirá o governo até Marconi voltar da viagem, o que devo ocorrer nesta quinta-feira (29).

Boatos de que o vice-governador também teria morrido chegaram a circular nas redes sociais. No entanto, em nota oficial, o governo de Goiás desmentiu os rumores. Veja abaixo:

“O estado de saúde do governador em exercício e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton, é estável e ele não corre risco de morte. José Eliton está sedado e em procedimento de transferência, em UTI aérea, para Goiânia, onde será internado no Hospital de Urgências Doutor Otávio Lage de Siqueira (Hugol). O advogado da prefeitura de Itumbiara Célio Rezende também está em procedimento de transferência para o Hugol, em Goiânia, na mesma UTI área em que é transportado o governador em exercício.”

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, também divulgou nota de pesar. “O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, repudia veementemente o atentado em Itumbiara e lamenta profundamente as mortes do ex-prefeito da cidade José Gomes e do policial militar Vanilson Rodrigues. Rollemberg manifesta as condolências aos amigos e familiares de José Gomes e de Vanilson Rodrigues e deseja a pronta recuperação do vice-governador e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton, ferido no ato. O atentado foi uma afronta à democracia. É inaceitável que a violência se sobressaia aos anseios e à liberdade de escolha da população”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?