metropoles.com

Via-sacra no DF chega à 45ª edição e deve atrair mais de 100 mil fiéis

Cerca de 1,4 mil pessoas trabalham na encenação e preparação do espetáculo no Morro da Capelinha, em Planaltina. Evento será na sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
morro da capelinha
1 de 1 morro da capelinha - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Às vésperas do feriado da Semana Santa, quando acontece a tradicional encenação da via-sacra em Planaltina, o Morro da Capelinha recebe os últimos retoques para o evento. Os organizadores se unem para realizar ajustes no cenário e preparar a 45ª edição, que, segundo eles, deve receber mais de 100 mil espectadores nesta sexta-feira (30/3), a partir das 15h.

Ao todo, 1,4 mil voluntários participam da organização da via-sacra de Planaltina: 800 na encenação e 600 na equipe técnica.

Na sala de costura do grupo, mais de 1 mil metros de tecido já tinham sido usados para confeccionar as roupas dos artistas até essa segunda (26). Segundo a vice-coordenadora da via-sacra de Planaltina, Maria de Lourdes Maciel, 68 anos, a 45ª edição promete muitas surpresas.

“Participo deste evento há 27 anos e, durante oito deles, entrei em cena representando Maria, mãe de Jesus. Costumo dizer que a emoção muda sempre. É muita fé. A gente recebe tantas graças na vida que a única coisa que posso fazer é agradecer”, diz Maria de Lourdes.

0

 

Trabalho voluntário
O amor pela via-sacra é tão grande que muitas pessoas acumulam funções. É o caso do motorista Ariovaldo de Oliveira Rocha, 45. Conhecido como Wall, ele é o coordenador da equipe complementar e também vive um dos soldados que conduzem Cristo até o momento de ser crucificado, no dia da encenação.

“Ajudo na organização há pelo menos 14 anos. É sempre muito gratificante. Em 2018 pretendemos fazer um lindo espetáculo para todos que forem nos prestigiar. Com fé em Deus, e de corpo e alma, faremos uma via-sacra brilhante”, afirma.

De acordo com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, destinou-se verba de R$ 1,3 milhão para o grupo de Planaltina, por meio de um termo de fomento. Também houve descentralização orçamentária de R$ 600 mil em emendas parlamentares – importâncias que ficam a cargo dos deputados da Câmara Legislativa – para a Administração Regional de Planaltina. O dinheiro serve para ajudar no custeio da celebração.

Como nas edições anteriores, os responsáveis prometem cenários coloridos e muita emoção durante o espetáculo, que representa os momentos finais da vida de Cristo. Em 2017, mais de 60 mil pessoas assistiram à dramatização.

Outras vias-sacras e programação
Outros espetáculos serão encenados no Distrito Federal. A programação completa pode ser encontrada no site da Arquidiocese de Brasília.

Planaltina
Santa Ceia (quinta-feira, 29/3)
Encenação da última ceia de Jesus Cristo junto aos apóstolos
Onde: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas de Planaltina (ao lado da Administração Regional)
Horário: 20h

Paixão de Cristo (sexta-feira, 30/3)
Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, a via-crúcis
Onde: Morro da Capelinha, em Planaltina
Horário: 15h

Páscoa (domingo, 1/4)
Shows de bandas católicas
Onde: Estacionamento do Ginásio de Funções Múltiplas de Planaltina
Horário: 18h

Entrada franca

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?