Vetos: líder avalia que governo teve vitória na questão orçamentária
Congresso Nacional analisou nesta terça-feira (28/5) vetos do presidente Lula na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

O senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional, destacou nesta terça-feira (28/5) que o Executivo teve vitória na manutenção dos vetos presidenciais na questão orçamentária.
O Congresso Nacional analisou os vetos do petista à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
“Na maioria dos vetos o governo sai no dia de hoje vitorioso. Quatro vetos que era previsto, havia uma resistência. É um parlamento, que eu já disse várias vezes, é um parlamento majoritariamente conservador”, enfatizou Randolfe Rodrigues.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasNo total, haviam sido vetados 310 trechos da LDO, mas a base governista conseguiu a manutenção de 282 deles. Entre eles, o que impediu a criação de um cronograma para a execução de emendas parlamentares individuais e de bancadas ao orçamento deste ano.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesPara Randolfe, os vetos derrubados pelo Congresso Nacional aconteceram em pautas de costumes. Como por exemplo, ao da LDO, que veda a destinação “direta ou indireta” de verbas da União para promover, incentivar ou financiar o aborto legal e mudança de sexo, por exemplo.
“Em toda LDO o governo é vitorioso. Com essa ação do artigo 185, que é pauta de costumes, nós sabemos qual é o direcionamento, o encaminhamento da posição do Congresso Nacional”, ressaltou o líder do governo.
Apesar da comemoração de Randolfe, o governo não conseguiu a manutenção do veto do presidente Lula na questão das saidinhas e, muito menos, derrubar o veto da gestão de Jair Bolsonaro (PL) contra a criminalização da divulgação de comunicação enganosa, as famosas fake news.



