metropoles.com

Venenoso, peixe-leão invade litoral do Piauí e preocupa especialistas

Além da preocupação dos especialistas com a espécie invasora, que prejudica animais nativos, banhistas se sentem ameaçados

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Borges/Acervo pessoal
Peixe-leão
1 de 1 Peixe-leão - Foto: Fábio Borges/Acervo pessoal

A invasão do peixe-leão ao litoral do Piauí tem preocupado estudiosos e banhistas. Pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) publicaram um artigo com um alerta sobre a presença da espécie, que é venenosa e ameaça a biodiversidade da região. 

De acordo com a professora doutora em Zoologia Edna Cunha, o peixe-leão não é do Brasil, ou seja, é uma espécie invasora, podendo acabar prejudicando as espécies nativas por predação e até mesmo pode atacar banhistas.

Segundo a professora, o peixe não é mortal. Porém, ele carrega uma toxina que pode causar dores e febre, além de lesões na área afetada. Então é preciso cuidado. Conforme Cunha, a espécie pode se tornar uma infestação e prejudicar bastante o local.

Entr os pontos de preocupação apontados pela pesquisa está a proximidade às bombas de captação de água de fazendas de camarão. A presença do animal gera preocupação, pois, de acordo com os pesquisadores, com uma grande capacidade de adaptação, o peixe-leão pode ser um perigo aos ecossistemas e biodiversidade.

A UFPDAr e o Instituto Chico mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) monitoram a presença de peixes-leão no Piauí. De acordo com os órgãos, a população que avistar os animais (vivos ou mortos) podem entrar em contato com o ICMBio no (86) 3321-1615.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?