metropoles.com

Veja como doar para caridade sem gastar dinheiro pelo Imposto de Renda

Pouco conhecido, mecanismo direciona doações para idosos ou crianças e adolescentes, e pode ser completo ao fim do preenchimento da ficha

atualizado

Compartilhar notícia

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Declaração do Imposto de Renda
1 de 1 Declaração do Imposto de Renda - Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Contribuintes que declaram Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) podem fazer uma doação para projetos sociais sem custos. O auxílio a instituições de caridade pode ser feito ao fim da submissão da ficha, que terá início em 2 de março.

Com a iniciativa, é possível doar para o Estatuto do Idoso (nacional, estadual ou municipal) ou para o Estatuto da Criança e do Adolescente (também nas três esferas). O mecanismo, no entanto, é pouco conhecido. Em 2020, o valor total de destinações foi de aproximadamente R$ 83 milhões, o equivalente a 2% do total que poderia ser doado.

Para doar, o contribuinte deve acessar a aba “Doações diretamente na declaração” e escolher qual tipo de instituição será a destinatária da doação: Idosos ou Crianças e Adolescentes. Depois, basta clicar em “Novo”, completar com as demais informações pedidas e determinar qual será o valor doado.

0

A doação tem o valor máximo de 3% sobre o Imposto Devido, cálculo feito automaticamente pelo sistema e que aparece no canto direito da página.

O site, então, gera um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que o contribuinte deve pagar no seu banco. O dinheiro, no entanto, volta para a conta.

Caso o resultado da declaração seja “Imposto a pagar”, o valor das doações será subtraído do que deve ser pago. Caso o resultado seja “Imposto a restituir”, o valor das destinações será acrescido no valor da restituição, e volta para sua conta corrigo pela taxa Selic.

Compartilhar notícia