Veja as notas dos cursos de medicina no Enamed; 107 são reprovados

Ministério da Educação divulgou notas da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Amanda Dias/BHAZ
Foto da fachada da Faculdade de Medicina da UFMG, em Minas Gerais - Metrópoles
1 de 1 Foto da fachada da Faculdade de Medicina da UFMG, em Minas Gerais - Metrópoles - Foto: Amanda Dias/BHAZ

O Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (19/1), o desempenho dos cursos de medicina no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). No total, 351 instituições participaram da prova.

Como mostrado pelo Metrópoles, cerca de 30% das 351 instituições que participaram da prova foram mal avaliadas.

Vejaas notas:

Dos cursos apontados abaixo das faixas de aprovação, 24 ficaram no conceito 1 — o mais baixo — e 83 constam no conceito 2, totalizando 107 “reprovados”. Apenas 1 curso compõe a faixa “sem conceito”, pois menos de 10 alunos foram avaliados.

Dos 107 cursos reprovados, apenas 99 vão enfrentar as penalidades, uma vez que as faculdades estaduais e municipais não estão sob gerência do ministério. As medidas de intervenção vão variar conforme a nota obtida no Enamed.

Instituições que receberem conceito 2 não poderão ampliar o número de vagas e terão suspendida a possibilidade de firmar novos contratos pelo Fies e pelo Prouni.

Já aquelas que tirarem nota 1 enfrentarão sanções mais duras, como a redução das vagas disponíveis a partir do primeiro semestre de 2026 — podendo chegar, em último caso, ao cancelamento do vestibular. Atualmente, a nota máxima é 5.

Reação e críticas

Em nota, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) “manifesta profunda preocupação com a condução adotada pelo Ministério da Educação e pelo Inep em relação ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed)”.

“Grave é atribuir ao Enamed, já na sua edição inaugural, efeitos punitivos severos, como restrição de vagas e o impedimento de novos ingressos, sem qualquer período de transição, validação progressiva ou diálogo estruturado com o setor educacional”, argumenta.

Diante disso, a Abmes “reforça a importância de que o Ministério da Educação reveja sua postura, de modo que os resultados do Enamed 2025 sejam tratados exclusivamente como diagnóstico inicial, voltados ao aperfeiçoamento das próximas edições”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?