metropoles.com

Vaticano escolhe bispo progressista para Arquidiocese de Goiânia

Dom João Justino de Medeiros Silva, de 55 anos, vai substituir Dom Washington Cruz, de 75, no posto de arcebispo metropolitano de Goiânia

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Dom João Justino, novo arcebispo de Goiânia
1 de 1 Dom João Justino, novo arcebispo de Goiânia - Foto: Divulgação

Goiânia – O papa Francisco nomeou Dom João Justino de Medeiros Silva, de 55 anos, conhecido pelo seu perfil progressista e hoje arcebispo de Montes Claros (MG), como o novo arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Goiânia. Ele assumirá o lugar do conservador Dom Washington Cruz, de 75, que entrega a missão ao seu sucessor após 19 anos no posto.

Quase sete meses depois de ter seu pedido de renúncia confirmado pela Igreja Católica, o arcebispo Dom Washington Cruz dirigiu-se, nesta quarta-feira (9/12), aos colaboradores da Cúria Metropolitana, anunciando a nomeação do seu sucessor, que também é conhecido por fazer interlocução com diversos segmentos da sociedade. Ele leu carta escrita pelo novo arcebispo com suas primeiras saudações e pedido de oração ao povo goiano.

0

Carta

Em um trecho da carta, Dom João Justino fez seu primeiro pronunciamento.

“Pela primeira vez dirijo-me a todos vocês, após dizer o meu Sim ao chamado que a Igreja me fez, na pessoa do querido Papa Francisco, de deixar a Arquidiocese de Montes Claros (MG) para ir servir ao Povo de Deus da Arquidiocese de Goiânia (GO)”.

“Meu coração está sereno porque, mais uma vez, poderei dizer como o Senhor: ‘Eu estou no meio de vós como aquele que serve’”, escreveu o novo arcebispo, citando trecho do livro de Lucas”, afirmou.

Na carta, o novo arcebispo de Goiânia fez saudação para todas as famílias da cidade. “Sei das muitas labutas de vocês. Sei, também, da fé que sustenta cada família, qual Igreja doméstica. Suas alegrias e suas dores não me são desconhecidas. Que meu pastoreio me proporcione estar em sintonia com suas aspirações. O Povo de Deus da Arquidiocese são todos vocês”, disse.

Dom João Justino também saudou, “com reverência”, o atual arcebispo de Goiânia, o qual ele chama de “querido irmão Dom Washington Cruz”. “Agradeço sua acolhida generosa e seu empenho fraterno de preparar minha chegada. Com certeza vou escutar muito de sua sabedoria e santidade”, ressaltou, na carta.

Além de citar os integrantes da igreja, o novo arcebispo de Goiânia cumprimentou, na carta, “homens e mulheres do mundo da política e do trabalho, da cultura, das artes e dos esportes, da saúde e das empresas, da segurança e da comunicação”.

“Alimento em mim a esperança de criar entre nossas instituições espaços de diálogo e de partilha de projetos, em favor de uma sociedade fraterna e justa, promotora e defensora da dignidade humana”, escreveu o novo arcebispo de Goiânia.

História

Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, Dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG)

Dom João Justino é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Suas formações, entretanto, vão além do aspecto religioso.

O bispo gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

Dom João Justino foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores.

Ele foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora (MG). Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia do Bom Pastor. Também foi Vigário Paroquial na Paróquia de São Pedro.

Atualmente é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB.

Progressista

O comando da CNBB anunciou a troca nesta quinta. Em cartas divulgadas em suas redes sociais, a entidade felicitou o novo arcebispo, desejou boa sorte na missão e agradeceu ao, agora, arcebispo emérito Dom Washington Cruz.

Nos bastidores católicos de Goiás, a ideia era que a troca no comando da Igreja Católica em Goiânia fosse para um bispo com perfil parecido ao de Dom Washington, ou seja, mais conservador. No entanto, a mudança de rumo tende a ser bastante significativa ao se observar o perfil de Dom João Justino.

O religioso é bem presente nas redes sociais, onde são publicadas suas atividades diárias. Ele tem perfil no Instagram, no Facebook, no Twitter e até no Spotify.

Considerado presente em uma ala mais progressista da igreja brasileira, o bispo é defensor da educação e da ciência, participando constantemente de ações relacionadas aos dois temas. É entusiasta do trabalho de Dom Pedro Casaldáliga, um dos principais defensores da Teologia da Libertação. O educador Paulo Freire é outra referência do novo bispo de Goiânia.

Ainda que o anúncio já tenha sido formalizado, a mudança de fato deve se consolidar nos próximos dias. Uma coletiva de imprensa está marcada para a próxima semana, no dia 16/12, quando o novo arcebispo estará presente, falando com os goianos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?