metropoles.com

USP deixa o Sisu e adota sistema próprio para usar nota do Enem

A decisão da Universidade de São Paulo (USP) busca sincronizar calendário da seleção por meio do Enem com datas da Fuvest

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem colorida mostra placa da Universidade de São Paulo, USP, em azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra placa da Universidade de São Paulo, USP, em azul - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Universidade de São Paulo (USP) decidiu, nessa quinta-feira (10/11), não aceitar novos estudantes de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em substituição, o Conselho Universitário da instituição aprovou nova alternativa para selecionar estudantes com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A mudança, batizada de Enem-USP, vale já a partir do primeiro semestre de 2023. Dessa forma, os estudantes que realizarem o Enem 2022 não poderão aplicar para vagas da USP por meio do Sisu.

Uma das justificativas é interromper a dependência do sistema e do calendário, que conflitava com o da Fuvest. Além disso, facilitaria o trabalho das comissões de heteroidentificação. Essas comissões verificam a autodeclaração de candidatos aprovados em vagas reservadas para pretos e pardos.

Mesmo com a mudança, o total de vagas oferecidas segue inalterado. A USP abre 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

Para a seleção do Enem-USP serão destinadas 606 vagas para ampla concorrência, 1.237 para estudantes provenientes de escola pública e 1.093 para estudantes provenientes de escolas públicas e que sejam pretos, pardos ou indígenas.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?