
União Progressista lança Arthur Lira para o Senado por Alagoas
Ex-presidente da Câmara disputará pela primeira vez uma eleição ao Senado

A Federação União Progressistas oficializou, neste domingo (2/8), a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) ao Senado por Alagoas.
Ver essa foto no Instagram
A Federação ainda não decidiu se vai apoiar ou não o ex-prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o JHC (PSDB), ao governo do Estado. Como mostrado pelo Metrópoles, Lira aguarda uma resposta do tucano sobre a composição ao Senado. Além do PP e do União Brasil, o PL também aguarda a definição dos rumos do PSDB em Alagoas.
O PL, que fará a própria convenção na terça-feira (4/8), vai lançar o deputado federal Alfredo Gaspar ao Senado, em composição com Lira. A coligação com JHC é vista como cada vez mais inviável diante da possibilidade do tucano escolher Ronaldo Lessa (PDT) como vice. Tanto o PSDB quanto o PDT farão as convenções em 5 de agosto — data limite para a realização da consulta aos filiados.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO MDB, do senador Renan Calheiros, também realizará a convenção em 5 de agosto. O partido vai lançar o senador e ex-ministro Renan Filho ao governo de Alagoas em disputa contra JHC. A vice, porém, também não está definida e a decisão pode ficar para depois das convenções.
Renan Calheiros e Arthur Lira protagonizam uma das maiores rivalidades na política alagoana e, em 2026, disputarão o mesmo cargo pela primeira vez. O senador e ex-presidente da Casa Alta tentará um quinto mandato consecutivo nestas eleições.



