Um mês após megaoperação, dependentes voltam para a antiga Cracolândia

Segundo a Polícia Militar de São Paulo, um dos motivos da migração dos usuários de droga foi a instalação de novas luzes no local

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

FELIPE RAU/ESTADÃO
FR12 SÃO PAULO – SP – 26/05/2017 – CIDADES – CRACOLÂNDIA – Usuários de drogas expulsos da região da Cracolândia, após ação conjunta entre prefeitura e governo do Estado, se concentram agora na Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, nesta sexta-fei
1 de 1 FR12 SÃO PAULO – SP – 26/05/2017 – CIDADES – CRACOLÂNDIA – Usuários de drogas expulsos da região da Cracolândia, após ação conjunta entre prefeitura e governo do Estado, se concentram agora na Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, nesta sexta-fei - Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO

Um mês após a megaoperação das Polícias Civil e Militar para combater o tráfico de drogas na região central de São Paulo, dependentes químicos deixaram, na noite desta quarta-feira (21/6), a Praça Princesa Isabel, que era o novo endereço da Cracolândia desde 21 de maio. A maioria se dirigiu à Alameda Cleveland, próximo ao cruzamento com a Rua Helvétia, onde se localizava o antigo “fluxo”.

A PM informou que não realizou nenhum tipo de operação na Praça Princesa Isabel e que mantém o patrulhamento reforçado na região na manhã desta quinta-feira (22).

Segundo a PM, um dos motivos da migração dos usuários de droga foi a instalação de novas luzes no local. Ainda conforme a corporação, os dependentes químicos avaliaram que a praça ficou muito clara e decidiram por conta própria sair.

Em 21 de maio, 900 policiais, entre civis e militares, participaram da operação na Cracolândia e prenderam 38 traficantes. A polícia desmontou as 34 barracas da feira de drogas que funcionava na área e comercializava 19 quilos de crack diariamente.

Na ocasião, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), chegou a afirmar que não havia possibilidade de voltar “a Cracolândia na circunstância que havia anteriormente nessa região da Luz”.

No mesmo dia, os usuários de droga se espalharam por vários pontos da região central e se estabeleceram na Praça Princesa Isabel.

Três semanas depois, o local foi alvo de outra operação policial com o objetivo de expulsar os dependentes químicos da região — que chegavam a 900 durante a noite —, retirar as tendas e barracas usadas pelo tráfico e tentar encaminhar os usuários para o tratamento. Algumas horas após a ação, no entanto, os usuários voltaram a ocupar a praça.

Uma das estratégias da Prefeitura para tentar retirar os dependentes químicos do local foi a instalação de um centro emergencial com contêineres em um estacionamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Rua General Couto de Magalhães, a 750 m da Princesa Isabel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?