Último dia de Carnaval promete temporais e calor intenso pelo país
De acordo com a Climatempo, a terça-feira (17/2) deve ser de temporais no Sul e Sudeste, e pancadas fortes no Norte e Centro-Oeste
atualizado
Compartilhar notícia

De acordo com a Climatempo, a previsão do tempo para esta terça-feira (17/2), último dia de Carnaval, aponta para o aumento das instabilidades em grande parte do Brasil, com destaque para o Sul e Sudeste, onde há risco de temporais.
Segundo o órgão, a atuação de áreas de baixa pressão, influência marítima e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantêm o tempo instável em diversos estados, enquanto o calor predomina e favorece pancadas de chuva típicas de verão.
Veja a previsão por região:
Região Sul
Chove de maneira mais fraca em áreas do litoral do Paraná e na faixa litorânea norte catarinense devido à influência marítima. No sul, sudoeste, oeste e áreas da Campanha Gaúcha, há pancadas de chuva no início da manhã por conta da combinação de calor, umidade e circulação associada à baixa pressão próxima ao oeste do estado.
Nas demais áreas, a manhã começa com tempo mais firme. A partir do início da tarde, as instabilidades aumentam e a chuva ocorre de moderada a forte intensidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em grande parte do Paraná.
A reorganização da circulação atmosférica e a baixa pressão próxima à costa do Sul, que se desloca pelo oceano, reforçam as pancadas no litoral e leste do Paraná e de Santa Catarina, com risco de temporais, além do sul catarinense.
Região Sudeste
No litoral do Espírito Santo, a chuva acontece de forma mais branda, em razão da influência marítima. No nordeste e leste de Minas Gerais há possibilidade de chuva fraca, assim como no interior do Rio de Janeiro, de forma pontual.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas aumentam no sul paulista e, ao longo do dia, se espalham por grande parte do estado, incluindo leste e litoral, em função da baixa pressão próxima à costa do Sul, mudança no padrão de circulação atmosférica e possibilidade de formação de frente fria na altura da costa do Sudeste, além do calor e umidade.
Nessas áreas, a chuva ocorre de moderada a forte intensidade, com risco de temporais no sul de São Paulo. Na metade leste, interior e oeste paulista, também há pancadas moderadas a fortes. No sul, sudoeste e Zona da Mata de Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte, há previsão de chuva moderada a forte com trovoadas, além do sul, norte, interior e Serra do Rio de Janeiro.
No interior e nordeste mineiro, a chuva é mais fraca. Nas demais áreas, o tempo segue mais firme. As temperaturas permanecem elevadas e o calor predomina. Rajadas de vento podem chegar a 50 km/h entre a Região dos Lagos e a faixa litorânea norte fluminense.
Região Centro-Oeste
Há pancadas de chuva durante a madrugada no noroeste, nordeste e leste de Mato Grosso. Nas demais áreas, a manhã começa com tempo firme. A partir do início da tarde, as instabilidades aumentam na faixa norte, oeste, leste e interior mato-grossense, com chuva de moderada a forte intensidade devido ao calor e à umidade.
Ao longo da tarde, as pancadas se intensificam no interior, sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, de maneira mais forte, além do noroeste de Goiás. No oeste e sul goiano, sul de Mato Grosso e pontos do noroeste sul-mato-grossense, há possibilidade de chuva mais fraca. Nas demais áreas, o dia tem mais aberturas de sol. O calor predomina e as temperaturas sobem ao longo do dia.
Região Nordeste
A atuação da ZCIT mantém o tempo instável desde o começo do dia na faixa litorânea norte, em áreas mais ao norte do Maranhão e de forma fraca no litoral leste. Chove fraco no Ceará e de maneira mais forte no sul do Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia.
Ao longo do dia, as pancadas aumentam no Ceará, metade oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, leste e extremo norte de Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Sergipe, grande parte do Piauí e faixa litorânea da Bahia.
Nessas áreas, a chuva pode ser mais forte, com risco de temporais no Maranhão, norte do Piauí e do Ceará. No interior e noroeste da Bahia, a chuva varia de fraca a moderada. Nas demais áreas, o tempo segue firme, com mais sol e calor predominante. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h entre o norte da Bahia, leste do Piauí, sul do Ceará, grande parte de Pernambuco e oeste de Alagoas.
Região Norte
A umidade favorece instabilidades desde cedo em grande parte do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Roraima, com chuva de moderada a forte intensidade.
No Amapá, a ZCIT mantém o tempo instável. Ao longo do dia, as pancadas aumentam ainda mais no Amazonas, Pará, sul de Roraima, norte de Rondônia e do Tocantins, oeste do Acre e no Amapá, com chuva forte e risco de temporais. A nebulosidade varia e a sensação de abafamento continua.
