Turquia diz que Bolsonaro quer organizar visita de presidentes a Putin

Chanceler turco afirmou que brasileiro se ofereceu para "organizar uma visita conjunta de alguns líderes importantes a Moscou"

atualizado 01/05/2022 20:58

Alan Santos/Planalto

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, disse, em coletiva de imprensa em seu país, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) procurou a diplomacia turca e se ofereceu para organizar uma visita conjunta de chefes de Estado ao presidente russo, Vladimir Putin. A informação ainda não foi confirmada pelo governo brasileiro.

O presidente Bolsonaro tem falado publicamente, nos últimos dias, que a viagem que fez à Rússia em fevereiro deste ano foi importante para que o Brasil tenha mantido o acesso a fertilizantes que o país de Putin produz e exporta.

No último sábado (30/4), em evento em Uberaba (MG), o chefe do Executivo federal disse que “mais de 30 navios com fertilizantes estão a caminho da Rússia para o Brasil, resultado da viagem”.

Essa visita do presidente do Brasil a Putin logo antes da Rússia invadir a Ucrânia foi alvo de críticas duras de aliados, como os Estados Unidos.

Apesar de Bolsonaro insistir em dizer que seu interesse na Rússia é puramente comercial, a entrevista do chanceler turco foi dada em um contexto de negociações em torno da guerra.

Veja o trecho que trata da proposta brasileira:

“O presidente do Brasil disse que se o presidente [turco] Erdogan ver benefícios, ele está pronto a organizar uma visita conjunta de alguns líderes nacionais importantes para Moscou. Ele disse que gostaria de contribuir para esses esforços”, relatou o chanceler turco.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias