metropoles.com

TSE multa Bolsonaro por propaganda que associa Lula ao PCC

Em ação movida pela coligação Brasil de Esperança, o TSE aplicou uma multa de R$ 15 mil por propagação de desinformação e conteúdo falso

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida da sede do TSE - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida da sede do TSE - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aplicar uma multa de R$ 15 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela propagação de desinformação e notícia falsa em uma peça de publicidade que associava Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), durante a campanha eleitoral de 2022.

O julgamento foi retomado nesta quinta-feira (8/2), após o pedido de vista do ministro Raul Araújo, em novembro de 2023.

A ação, movida pela coligação Brasil de Esperança, pedia a condenação de Bolsonaro por propaganda irregular e a aplicação de multa prevista na Lei das Eleições. Além da multa, os magistrados determinaram a remoção imediata do conteúdo.

O relator, o então ministro Benedito Gonçalves, julgou a ação procedente e foi seguido pelos ministros Ramos Tavares, Maria Cláudia Bucchianeri, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, presidente da Corte.

Os ministros Nunes Marques e Raul Araújo votaram contra por entenderem que a publicação não extrapolava limites da campanha eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?