TSE adia julgamento que pode cassar senador Jorge Seif
O julgamento que pode levar à cassação do mandato de Jorge Seif foi adiada devido à ausência do relator por "motivos de doença em família"

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento que pode levar à cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) e torná-lo inelegível. A análise que ocorreria nesta terça-feira (16/4) foi postergada em razão da ausência do relator, o ministro Floriano de Azevedo, na sessão.
De acordo com o presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes, a ausência do magistrado se deu por “motivos de doença em família”.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA sessão desta terça retomaria julgamento que começou no início deste mês. Em 4 de abril, o relator do caso, ministro Floriano de Azevedo, leu o relatório e as sustentações orais de advogados, além do parecer do Ministério Público Eleitoral.
Seif é alvo de uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) movida pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União) que o acusa de abuso de poder econômico nas Eleições Gerais de 2022.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO caso também envolve os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, então presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista (SC).
O senador é acusado de usar aeronaves da frota do empresário Luciano Hang e a estrutura material e pessoal das lojas Havan para veiculação de campanha. Ao contrário do que determina a legislação eleitoral, o uso dos viões não constam na prestação de contas da campanha.
A acusação também dá conta de que teria ocorrido financiamento ilegal de propaganda em evento realizado em São João Batista (SC).
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) rejeitou os pedidos na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), mas houve recurso e o TSE começou a analisar o caso.
Seif foi eleito senador pelo estado de Santa Catarina nas Eleições de 2022. No pleito, o então candidto garantiu mais de 1,4 milhão de votos.



