metropoles.com

Tribunal Eleitoral que pode cassar Sergio Moro sofre ataque hacker

Após recesso, o TRE-PR retoma nesta segunda as sessões administrativas e de julgamento. A sessão não será transmitida devido ao ataque

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida mostra print de página do TRE-PR no YouTube, fora do ar após ataque hacker - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra print de página do TRE-PR no YouTube, fora do ar após ataque hacker - Metrópoles - Foto: Reprodução

No mesmo dia em que retoma as atividades pós-recesso, nesta segunda-feira (22/1), e que deve marcar a data de julgamento das ações que podem levar à cassação do senador Sergio Moro (União-PR), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou ter sofrido um ataque hacker.

A primeira sessão de 2024 seria transmitida ao vivo pelo canal no YouTube da instituição, mas ele está temporariamente fora do ar devido a tentativa de ataque cibernético. O TRE-PR encaminhou o caso à Polícia Federal.

“O TRE-PR já está tomando as medidas para que a conta na plataforma volte a funcionar normalmente, inclusive realizando o encaminhamento da questão à Polícia Federal para investigação sobre crime cibernético”, informou o tribunal em nota.

Datas

Com a retomada das sessões administrativas e de julgamento em 2024, nesta segunda, os desembargadores podem marcar o julgamento de duas ações contra Sergio Moro.

Nas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs), Moro é acusado de abuso de poder econômico, caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação social durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Se o TRE-PR condenar Moro, ele ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os autores das ações também podem levar o caso ao TSE, caso Moro seja absolvido. Como as acusações se estendem ao advogado Luís Felipe Cunha, suplente de Moro, caso ocorra a cassação novas eleições devem ser convicadas para o Senado no Paraná.

Em dezembro de 2023, a Procuradoria Regional Eleitoral no Paraná deu parecer favorável à cassação do mandato do senador. Para o órgão, houve abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?