metropoles.com

Avião cai no Amazonas e três pessoas morrem. Entre elas, piloto do DF

A aeronave desapareceu por volta das 10h30 (horário local) e foi encontrada durante a tarde dessa sexta-feira (23/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Wellington Faustino
1 de 1 Wellington Faustino - Foto: null

Um avião de pequeno porte caiu no Amazonas nesta sexta-feira (23/12). Quatro pessoas viajavam na aeronave, de modelo BE-58 e matrícula PT-ICU. Há apenas um sobrevivente, Roberval Moraes Jardim. O outro passageiro, Luiz Jorge Souza de Oliveira, e os pilotos Atilon Bezerra Alencar e Wellington Mendes Faustino morreram no acidente. Faustino, de 41 anos, era brasiliense.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião havia decolado de Tefé, cidade localizada a cerca de 500 km da capital amazonense, às 10h32 (horário local). O destino era Tabatinga (AM). Os passageiros eram seguranças e transportavam dinheiro. Durante o trajeto, a aeronave desapareceu. O piloto fez o último contato com o controle de tráfego aéreo pouco antes do horário previsto para pouso, que era 11h30.

Por volta das 15h de sexta, o avião foi encontrado a 13,5 km da cabeceira da pista do aeródromo de Tabatinga. Uma equipe de investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), sediado em Manaus, foi enviada ao local do acidente para iniciar os trabalhos de investigação. A empresa responsável pelo avião é a Parintins Táxi Aéreo LTDA, que estava com todas a documentação regularizada.

O sobrevivente foi atendido no hospital de Tabatinga, mas será transferido para Manaus em uma UTI aérea. Equipes do Exército permanecem no local dos destroços para proteger os corpos dos animais que habitam a região. Índios também auxiliaram no resgate.

Primeiro filho
Wellington morava com a mulher em Manaus. Ela está grávida de sete meses do primeiro filho do casal. A família de Faustino reside em Águas Claras (DF). O Metrópoles conversou com a irmã do piloto, Gleide Faustino, que estava no avião a caminho da capital amazonense. Muito emocionada, ela contou que estava “indo ver o irmão e trazê-lo de volta pra casa”.

A última postagem pública de Wellington no Facebook fala sobre o filme “Sully – O Herói do Rio Hudson”, protagonizado por Tom Hanks. “Nós, brasileiros, não damos tanta importância ao que acontece aqui no Brasil. Vale lembrar do voo 2804 São Paulo/Campo Grande da Tam em 30/08/2002. O piloto brasileiro fez um pouso no meio do pasto, sem nenhuma vítima. Um herói esquecido, porque é brasileiro”, diz o texto, acompanhado de fotos da aeronave.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?