metropoles.com

Touro Sherlock, que gerou 340 mil filhos pelo Brasil, se “aposenta”

Ao longo de nove anos, Sherlock foi utilizado para reprodução. Animal produziu mais de 542 mil doses de sêmen

atualizado

Compartilhar notícia

Rancho da Matinha/Divulgação
Foto colorida do Touro
1 de 1 Foto colorida do Touro - Foto: Rancho da Matinha/Divulgação

Após nove anos de serviço, o touro Sherlock se “aposentou”. Durante esse período, o animal trabalhou como reprodutor e gerou 542 mil doses de sêmen, amostra que deu origem 340 mil bezerros. Os filhos dele se espalharam por todo Brasil e também por outros países da América Latina.

Sherlock, um dos principais reprodutores da raça nelore do país, é utilizado para reprodução desde um ano e meio de idade. Hoje, com quase 10 anos, ele descansará em um rancho no interior de Minas Gerais.

Veja vídeo de Sherlock indo para o local de seu descanso:

Mesmo com a aposentadoria, ainda podem nascer “herdeiros” de Sherlock. Isso porque um estoque de sêmen do touro continua disponível no mercado para compra.

Para os criadores selecionarem características desejadas do rebanho, a reprodução é feita por inseminação artificial nas grandes fazendas.

Por meio de avaliações genéticas, os touros são contratados para desempenhar esse papel de reprodutores, ou seja, de produzirem sêmen. No caso de Sherlock, o material era colhido até três vezes por semana para inseminação artificial em vacas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:  https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia