metropoles.com

TJMS hasteia bandeira do Brasil Império: “Celebração da Independência”

Por ordem do desembargador Carlos Eduardo Contar, o órgão trocou a Bandeira Nacional “como sinal de reconhecimento aos ideais libertários”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Bandeira TJMS
1 de 1 Bandeira TJMS - Foto: Reprodução

A bandeira do Brasil Império foi hasteada temporariamente na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande, na manhã desta segunda-feira (6/9). A ação foi determinada pelo presidente do órgão, desembargador Carlos Eduardo Contar.

Segundo nota do tribunal, a bandeira histórica foi hasteada como uma homenagem ao ducentésimo aniversário de Independência do Brasil, que vai se comemorar em 7 de setembro de 2022.

Na sede do tribunal, a atual bandeira do país foi substituída pela do Brasil Império, que será mantida até o dia 10 de setembro deste ano. A exibição, conforme nota do TJMS, faz alusão ao dia 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil, “como sinal de reconhecimento ao ideais libertários e de respeito à Constituição”, disseram.

Ainda conforme o comunicado do TJMS, a bandeira do Brasil Império traz significados relacionados com o período monárquico. “O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina”.

O Metrópoles questionou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se alguma providência será tomada, mas o órgão informou que ainda está apurando o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?