Tinder do voto: plataforma permite “match” entre políticos e eleitores

A ferramenta, que tem entre os desenvolvedores uma ONG brasiliense, foi lançada no Festivote

iStockiStock

atualizado 20/08/2018 9:27

Em tempos de dúvidas em torno do futuro, acontece na tarde deste domingo (19/8), em São Paulo, a primeira edição do Festivote 2018. O evento é uma iniciativa que busca melhorar a democracia brasileira e tem programação focada nas próximas eleições de olho no direito do cidadão. Entre as atividades oferecidas, tem palestras, vivências, talks e oficinas gratuitas.

Um dos destaques do evento será a apresentação da plataforma Voz Ativa, uma parceria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com a ONG Dado Capital, do brasiliense Saulo Porto, 57 anos. O projeto é uma espécie de Tinder do voto, onde os eleitores poderão dar match com políticos, cujas ideias mais combinam com as suas.

“Nesta segunda-feira (20), vamos enviar formulários com 46 perguntas para os emails de mais de sete mil candidatos à Câmara dos Deputados. Essas questões estão divididas em quatro eixos: Meio ambiente; Integridade e Transparência; Direitos Humanos; e Nova Economia. Na sequência, a partir do dia 3 de setembro, os eleitores vão ter acesso à plataforma e responder o mesmo questionário. O match será dado entre candidatos e eleitores que mais têm em comum”, explica o empreendedor e diretor da ONG.

O sistema também oferecerá informações sobre as votações dos projetos de lei que envolvem os quatro eixos para mostrar a verdadeira postura dos candidatos. Saulo afirma que os políticos terão duas semanas para responder e o match no aplicativo poderá ser dado até o dia 6 de outubro, véspera das eleições.

“Recebemos o convite do Pacto pela Democracia para participar do Festivote 2018 e é muito importante estar aqui em meio a tantas pessoas e instituições com o mesmo propósito. Nosso objetivo com o Vida Ativa é inverter a lógica política”, diz.

Entre os parceiros da Voz Ativa, estão: Fundación Avina; Instituto Ethos; Observatório do Clima Transparência Internacional InPacto; Sistema B; Update Politics; Instituto Clima e Sociedade ClimaInfo; Instituto Aprendiz e Idesam.

Últimas notícias